A higienização é uma das principais orientações do protocolo criado pelo Sebrae durante a crise causada pela pandemia
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a economia brasileira e mundial teve de se adaptar a um cenário de isolamento social, redução do consumo e crise. Essa nova realidade atingiu todas as atividades econômicas, em especial aquelas que dependiam diretamente do deslocamento físico dos clientes. Um exemplo foi a categoria dos motoristas de aplicativos, que segundo estatísticas do IBGE representavam, no final de 2019, mais de 1 milhão de pessoas. Agora que alguns estados começam a estudar a retomada de atividades, os empreendedores que atuam no transporte de passageiros por aplicativo e taxistas avaliam como voltar a prestar o serviço com segurança para si mesmos e para seus clientes.
Pensando nas necessidades desse universo de profissionais que desde 2019 passaram a atuar como Microempreendedores individuais (MEI), o Sebrae criou um protocolo com orientações específicas (www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/retomada-segura-das-atividades-transporte-por-aplicativo,b1b912f6080b2710VgnVCM1000004c00210aRCRD). O documento faz parte de uma iniciativa maior da instituição, que está compartilhando conteúdos baseados nas recomendações estabelecidas pelas maiores autoridades em saúde no Brasil e no mundo. Esses protocolos abrangem 14 diferentes macrossetores.
A primeira recomendação do Sebrae é sobre a importância de acompanhar de perto as medidas do poder público e os decretos vigentes em cada região, no que diz respeito às regras para funcionamento das atividades econômicas. Essa orientação se justifica pela discrepância na forma como o país vem enfrentado a pandemia, muitas vezes entre regiões vizinhas.
O empreendedor deste segmento, além dos cuidados básicos, comuns a todos os brasileiros (uso de máscara e higiene das mãos), precisa tomar alguns cuidados especiais. Os motoristas de transporte por aplicativo e taxistas devem higienizar constantemente o veículo, fornecer álcool em gel para os passageiros ao entrar e ao sair do carro e até mesmo criar barreiras físicas para evitar a contaminação. As rotinas de limpeza precisam ser adaptadas e muito mais atenção deve ser despendida na desinfecção de superfícies e pontos comuns ao toque no veículo, bem como no descarte de resíduos deixados pelos passageiros.
Esses e outros cuidados foram tomados por Rodrigo Jesuíno Caldas que trabalha como motorista de aplicativo há 2 anos e 4 meses em Curitiba e se formalizou como MEI nesse ano. Quando os efeitos da pandemia começaram no Brasil, em março, ele precisou ficar parado por 40 dias. No retorno ao trabalho, ele intensificou os cuidados com a saúde. Ele sempre utiliza e oferece o álcool em gel aos passageiros e realiza a limpeza do carro com o álcool 70. Também é obrigatório o uso de máscaras.
“A cada corrida busco fazer uma rápida higienização no carro, assim como ao final de cada dia de trabalho. Também cuido muito com a higiene ao sair de casa e assim que retorno também cuido em relação à limpeza das roupas e objetos”, afirma.
Confira as principais dicas do Protocolo do Sebrae para motoristas de aplicativo e taxistas
Cuidados com a própria higiene
– Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para eliminar o vírus que pode estar nas suas mãos. Isso deve se tornar um hábito e deve ser realizado várias vezes ao dia.
Cuidados com o carro
– Todas as superfícies de contato comum, devem ser constantemente limpas e higienizadas, antes e durante a execução dos trabalhos.
– Limpe e desinfete as superfícies normalmente tocadas no veículo no início e no final de cada turno e entre cada passageiro.
– As portas e janelas devem permanecer abertas ao limpar o veículo.
– Para superfícies duras e não porosas no interior do veículo, como assentos rígidos, apoios de braços, maçanetas, fivelas de cinto de segurança, controles de luz e ar, portas e janelas e puxadores, limpe com detergente ou sabão e água se as superfícies estão visivelmente sujas, antes da aplicação de desinfetante.
– Para superfícies macias ou porosas, como bancos de tecido, remova a contaminação visível, se houver, e limpe com produtos de limpeza adequados e indicados para uso nessas superfícies.
– Instale, se for possível, barreira de vidros ou plástico entre o banco do motorista e o restante do veículo, para ampliar ainda mais a distância e o contato entre o motorista e clientes durante o trajeto.
– Privilegie a ventilação natural do veículo (vidros abertos). No caso de utilização de ar condicionado, evite a recirculação de ar e verifique a necessidade de manutenções.
Cuidados com o cliente
-Forneça ou coloque um dispenser com álcool em gel no veículo para acesso dos clientes após pagamento. Pense em um local protegido e sinalizado para realizar a operação. Lembre-se não basta higienizar, tem que comunicar isso com clareza e efetividade ao cliente.
– Solicite que o cliente use máscara própria ou forneça assim que se aproximar ou adentrar no veículo;
– Informe aos clientes que o seu veículo é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros.
Assessoria de Imprensa Sebrae