OSB Assis Chateaubriand participa de projeto para formação de indicadores sobre compras públicas, com outros Observatórios Sociais!

O OSB Assis Chateaubriand participou nesta manhã de reunião com o Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu e outros Observatórios filiados ao Sistema OSB, para dar início a uma parceria conjunta para a construção coletiva de indicadores sobre as compras públicas.

A parceria entre o OSB Foz do Iguaçu e a empresa NK Consultoria, resultou numa ferramenta que cria demonstrações interativas com informações sobre como estão se dando as compras públicas na cidade, oportunizando que Observatório, gestores públicos e sociedade tenham conhecimento sobre dados que até então não se conheciam concretamente.

O Coordenador do OSB Foz do Iguaçu, Thyago Klipe explica como funciona a ferramenta e qual a sua finalidade para a sociedade em geral, “O sistema Inteligência de Dados Aplicados em Indicadores de Licitações (IDAIL) trata-se de uma ferramenta que visa a promoção da economia dentro das cidades fortalecendo os empresários locais na participação de licitações. Em Foz do Iguaçu temos alcançado muitos resultados com o sistema. A criação de projeto de lei incentivando comerciantes locais a se tornarem fornecedores da Administração Pública e também a reativação do Escritório de Compras, responsável pelo auxílio à empresários para participação em licitações, são exemplos desses resultados. O que estamos propondo agora é a união de esforços entre o Sistema OSB e os Observatórios locais com a finalidade de implantação do sistema IDAIL em outras cidades, gerando assim, emprego, renda e fortalecimento econômico local.”

Na reunião virtual com a presença de representantes dos Observatórios participantes e da empresa NK, foi possível conhecer como se dá a inserção dos dados na ferramenta, para que depois sejam gerados as análises finais do processo.

O Presidente do OSB Assis Chateaubriand, Hadan Lucas enfatiza a importância da ferramenta para o trabalho do Observatório Social, bem como para o poder público e a sociedade, “Essa ferramenta era justamente, o que faltava para elevar o nível de análise que o Observatório já faz das compras públicas. Para nós já é claro que a maior parte dos recursos que a prefeitura paga por produtos/serviços vai embora para outras cidades. Mas agora com esta ferramenta, será possível quantificar com precisão estas informações, sem sombra de dúvidas será um salto no trabalho que desenvolvemos. Aproveito para agradecer em nome de todo o OSB Assis Chateaubriand, a diretoria, voluntários e colaboradores do OSB Foz do Iguaçu, e da empresa NK Consultoria, pelo compartilhamento da ferramenta, que será usada com muito zelo por nossa unidade.”

Participam ainda do projeto além de Foz e Assis os OSBs de Medianeira, Francisco Beltrão, Campos Gerais, Mandaguari, Toledo, São Mateus do Sul e Araçatuba.