UFPR campus Palotina é destaque na produção de Lupulo

Portal Palotina 

O Brasil é um importante consumidor e produtor de cervejas e um ingrediente essencial para a elaboração desta bebida é o lúpulo, que é o grande responsável pelo seu amargor e aroma. No entanto, até pouco tempo o cultivo de lúpulo no Brasil era inexpressivo, o que tornava necessário que esse produto fosse importado.

Recentemente a UFPR Setor Palotina, por meio do grupo de estudos e pesquisa, LUPA, e em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, iniciou diversos estudos que comprovam a viabilidade do cultivo dessa planta no Brasil. Associado a isso, houve um grande investimento por parte de empresários e agricultores do Oeste do Paraná, na implantação de áreas de cultivo de lúpulo em território paranaense.

Um dos fatores que comprova o sucesso do lúpulo do Paraná, ocorreu no último sábado (19/02/22) quando foi lançada a cerveja “Pouso Quinto” da cervejaria Pork Beer de Toledo, PR. A cerveja “Pouso Quinto” foi elaborada com lúpulo 100% paranaense, oriundo da área experimental da UFPR (Palotina) e do Sítio Lúpulo São José (Toledo), destaca-se também que a produção dessa cerveja contou com a importante contribuição da empresa Luputecnia (Toledo), que além de ser voltada para o beneficiamento e comercialização de lúpulo, é uma grande incentivadora e fomentadora do lúpulo nacional.

O professor Sato, professor da UFPR e Coordenador do LUPA, salienta que o Brasil e sobretudo o Paraná, possuem condições de clima e solo favoráveis para o cultivo de lúpulo, inclusive, com a possibilidade de várias colheitas por ano, que certamente irá atender a crescente demanda por lúpulo, tendo em vista que o número de cervejeiros caseiros e de cervejarias artesanais tem crescido nos últimos anos.

Com informações: Professor Sato UFPR e Portal Palotina