Secretaria de Assistência Social e da Mulher inicia Programa “Reconstruindo Vivências

A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher estará iniciando nesta quarta-feira (16), através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, as atividades coletivas, do Programa Municipal “Reconstruindo Vivências”.

O referido Programa tem como público alvo homens autores de violência doméstica e familiar que busquem apoio espontaneamente ou que sejam encaminhados, como sugestão ou de forma compulsória, pelo Poder Judiciário. Desta forma, é desenvolvido através de grupos reflexivos, visando oportunizar a reflexão aos homens agressores para resgatar as competências do diálogo, o qual em algum momento foi substituído pela violência, contribuindo para uma cultura de paz e para a diminuição da violência.

Compreendendo a importância deste programa a secretaria de assistência social designou uma equipe composta por uma assistente social e uma psicóloga, as quais serão a equipe de referência.

A Secretária Izabel Claro afirma que o busca através do programa, por meio de orientação e acompanhamento, coibir, prevenir e reduzir a incidência ou reincidência da violência doméstica contra mulheres, visando assim desnaturalizar a violência internalizada nos padrões de convivência do autor da violência.

A Secretaria oferece também através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social o atendimento às mulheres vítimas de violência por meio do PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e a Indivíduos, o qual tem por finalidade prestar apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.