Olá, você já ouviu falar sobre a Averiguação Cadastral Unipessoal?

É um processo no qual foram incluídos 8,2 milhões de cadastros unipessoais, e em Assis Chateaubriand, são quase 1000 situações. Mas o que são essas situações? São aquelas onde apenas uma pessoa está no cadastro, os quais precisam ser verificados, porque podem estar com inconsistência na composição familiar. Ou seja, podem ter informado ao Cadastro Único que moram sozinhas, mas, na verdade, moram com suas famílias, gerando potenciais pagamentos duplicados do PBF. As pessoas que realmente moram sozinhas precisam procurar os pontos de atendimento nas próximas semanas de abril e maio.

O MDS está apoiando esta averiguação, com campanha de utilidade pública e envio de cartas a esses beneficiários unipessoais. Porém, mesmo os indivíduos que ainda não receberam cartas ou aviso prévio, e se enquadram na averiguação unipessoal, devem procurar os pontos do Cadastro Único no município, localizados no CRAS, e para as pessoas do Jardim Progresso, na UDC, localizada próxima a Igreja Católica Capela São Miguel.

O atendimento ao público ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30.

Tragam os seguintes documentos: RG, CPF, conta de energia ou de água, carteira de trabalho e se digital, que leve pelo menos as fotos no celular. SEM OS DOCUMENTOS, NÃO PODERÁ HAVER ATENDIMENTO. E lembramos que apesar do cadastro ser auto declaratório, mentir na entrevista, é crime!

Pedimos que ao chegar nos pontos de atendimento, tenham paciência e educação, pois são muitos atendimentos. Caso você não precise mais do benefício, pedimos que não compareça aos pontos de atendimento. Quem passou a morar com outras pessoas, ou morava com a família e forneceu informações incorretas, não deve procurar os pontos de atendimento por agora. A pessoa deve cancelar o cadastro utilizando o aplicativo do Cadastro Único, e futuramente fazer outro cadastro com todos os membros do núcleo familiar. Se estiver dentro dos critérios do Programa Bolsa Família, poderá ter novamente os benefícios.

A Secretária de Assistência Social Elizandreia Pardinho ressalta que a intenção é alertar os beneficiários que realmente moram sozinhos para que procurem o atendimento o quanto antes para que não fiquem sem o acesso aos seus benefícios.