No Japão, deputado Marcel Micheletto (PL) divulga potencial do Paraná na produção de carne suína

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Marcel Micheletto, representando a Assembleia Legislativa do Paraná, participou nesta terça-feira (7), no Makuhari Messe International Convention Complex Chiba, em Tóquio, no Japão, da feira Foodex Japan 2023.

O evento apresenta expositores nacionais e internacionais dos setores de laticínios, carne, doces, processamento de alimentos e panificação.  Ao lado do governador Ratinho Júnior e demais membros da comitiva paranaense, Micheletto participou também de reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão.

“Tratamos sobre a abertura do mercado japonês para a carne suína e bovina produzida aqui no Paraná. Estamos entre os maiores produtores de carne de porco do Brasil, e, possuímos em Assis Chateaubriand, o maior frigorífico de suínos da América Latina, pertencente à Frimesa”, disse o primeiro vice-presidente da Assembleia.

Ao todo, a comitiva visitou 16 stands, sendo que desses, quatro são de empresas brasileiras: Frimesa, Ceara, Unifrango, e a Lamberhoney. “Tenho muito orgulho ver essas marcas em uma feira tão importante como essa”, disse o deputado.

“Estou entusiasmado com o potencial de mercado que temos pela frente e das boas perspectivas de mercado da proteína paranaense, bem como as promissoras parcerias com o mercado asiático”, afirmou Micheletto.

Inaugurado no dia 13 de dezembro do ano passado pela Frimesa, em Assis Chateaubriand, o maior frigorífico de suínos da América Latina abate, nesta primeira fase, entre 2023 e 2025, média de 3,7 mil cabeças por dia. Entre 2026 e 2028, o número deve subir para as 7,8 mil cabeças. Na terceira etapa, entre 2029 e 2031, a meta é atingir mais de 11 mil cabeças por dia. Em 2032, o número subirá para 15 mil suínos processados/dia. A previsão é de comercialização da proteína animal para um contingente de 50 países, dos cinco continentes.

Por Assessoria Parlamentar