Maripá vacina idosos e profissionais da saúde contra a influenza a partir de hoje

A vacinação ocorrerá de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 15h, no Centro de Saúde e nas Unidades de Saúde dos distritos de Candeia e Pérola Independente.

Tem início na segunda-feira (4), em todo o país, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O público-alvo desta primeira etapa são idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde. O prazo de vacinação deste grupo vai até 30 de abril.

A vacinação ocorrerá de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 15h, no Centro de Saúde e nas Unidades de Saúde dos distritos de Candeia e Pérola Independente.

No sábado, dia 9, a Secretaria Municipal de Saúde fará o Dia D de Vacinação Contra a Influenza no Centro de Saúde, na Sede do município, das 8h às 11h30.

Para se vacinar, é necessário apresentar a Carteira de Vacina e o Cartão SUS ou CPF.

INFLUENZA – A Influenza é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório. É uma doença de fácil transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

A vacina influenza pode ser administrada de forma simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de 12 anos. Em crianças, o intervalo indicado é de 15 dias, priorizando a vacinação contra a Covid-19.

TRABALHADOR DE SAÚDE – Poderão se vacinar todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Os trabalhadores da Saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.