Maripá realiza 1ª Caminhada do Meio-Dia pelo fim da violência contra as mulheres no sábado

O ponto de encontro está marcado para as 11h30 no Lago Municipal

O Município de Maripá por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Ministério Público realizará, neste sábado (22), a 1ª Caminhada do Meio-Dia. O ponto de encontro está marcado para as 11h30 no Lago Municipal. A orientação é de que todos os participantes vistam uma camiseta na cor branca. 

A ação faz parte da campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que prevê mobilização nas ruas, caminhadas, fóruns de debates e uma campanha publicitária de conscientização contra qualquer forma de violência contra as mulheres. 

“O objetivo é mobilizar toda a comunidade, homens e mulheres, adultos, crianças e idosos para formar uma aliança em torno do tema. Fica o convite para todos os maripaenses participarem conosco. Será um evento rápido, que ocorrerá ao mesmo tempo em vários municípios do Estado, para chamarmos a atenção para este tema que é tão importante de ser lembrado”, afirma o secretário de Assistência Social, Andrei Maurina. 

O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema. 

FEMINICÍDIOS – O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade. 

Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.