Dia do Idoso: exames são essenciais para prevenir câncer em idosos

ASSESSORIA CEONC

A adoção de hábitos saudáveis também é indicada por oncologistas para prevenção

A realização de exames faz a diferença para prevenção do câncer em idosos, além da adoção de hábitos saudáveis. Essas são as duas principais orientações de profissionais da saúde para garantir maior qualidade de vida e diminuir os riscos da descoberta de doenças em estágios avançados.

A médica rádio-oncologista do CEONC Hospital do Câncer, doutora Paula de Cássia Soares, explica que a mamografia e a colonoscopia são dois dos principais exames indicados para pacientes idosos. Também é importante a realização de exame de rastreamento de câncer de próstata.

“Nos casos de pacientes tabagistas ou com histórico pessoal de tabagismo ou tabagismo passivo, deve ser discutido com o médico assistente a indicação de screening para câncer de pulmão. Exames dermatológicos também são importantes caso apresente lesão suspeita na pele como feridas que sangram e não cicatrizam”, explica a médica.

Esses cuidados ocorrem levando em conta as estatísticas, que mostram grande incidência do câncer de mama, câncer de próstata e câncer de pele não melanoma em idosos. “Além dos exames preventivos, reforçamos a importância da realização de atividade física, alimentação saudável e cuidados com a saúde mental, pois impactam positivamente na prevenção a doenças”, pontua a rádio-oncologista do CEONC.

A prevenção deve ser seguida inclusive nesse período de pandemia do novo Coronavírus. “É importante manter os exames preventivos em dia e muito importante procurar auxílio médico nos casos em que apresente sintomas novos, alterações novas e diferentes”, afirma a médica Paula de Cássia Soares, lembrando que o CEONC tem protocolos rígidos de prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19) para preservar o grupo de risco. O CEONC Hospital do Câncer conta com diferentes especialistas na área oncológica e dispõe de todas as modalidades de exames e tratamentos necessários para o câncer.