Dia Mundial do Câncer: Tecnologia PET/CT é aliada para o diagnóstico precoce

Camila Agner / Assessoria

CEONC Hospital do Câncer conta com equipamento que aumenta a precisão do diagnóstico

A data de 4 de fevereiro marca o Dia Mundial do Câncer. De acordo com a ABRASCO (Associação Brasileira de Oncologia Clínica), o câncer é responsável por cerca de 27% das mortes no Brasil e é a segunda maior causa de morte no país, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

Apesar do alto índice, a boa notícia é que a Medicina avança constantemente, tanto em diagnóstico quanto em tratamento.

O diagnóstico precoce do câncer é fundamental para aumentar as chances de cura. Um dos equipamentos que revolucionou o diagnóstico do câncer é o PET/CT, técnica de imagem médica que combina a tomografia por emissão de pósitrons (PET) e a tomografia computadorizada (CT).

A PET é uma técnica de imagem molecular que permite visualizar o metabolismo celular e funcional de diferentes tecidos do corpo. A CT, por sua vez, é uma técnica de imagem anatômica que fornece imagens detalhadas da estrutura do corpo.

O médico oncologista do CEONC Hospital do Câncer, Fábio Henrique de Araújo, explica que a combinação dessas duas técnicas permite uma avaliação mais precisa e completa de diferentes condições médicas, incluindo tumores, doenças cardiovasculares, neurológicas e outras.

“Além disso, o uso conjunto de PET e CT pode ajudar no planejamento de tratamentos médicos, na monitoração de respostas a tratamentos e na avaliação de progressos de doenças”, complementa.

O médico também ressalta que os estudos mostram que a combinação da PET e da CT aumenta a precisão do diagnóstico em cerca de 20 a 25%, em comparação com a utilização de apenas uma dessas técnicas de imagem. “A técnica é capaz de detectar metástases em até 50% dos casos, enquanto outras técnicas de imagem só são capazes de detectá-las em cerca de 20% dos casos”.

O CEONC Hospital do Câncer conta com o equipamento PET/CT, oferecendo aos seus pacientes acesso a essa tecnologia. “Com a disponibilidade desse equipamento, o CEONC demonstra o compromisso em oferecer aos seus pacientes o melhor em tecnologia e tratamento médico”, frisa o médico.

Por: Camila Agner / Assessoria