Dia do Meio Ambiente é marcado por diversas ações de preservação em Maripá

As ações envolveram a recuperação de nascente na propriedade rural do maripaense Antonio Lui no distrito de Candeia, plantio de árvores, plantio de orquídeas e soltura de alevinos.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Maripá juntamente com os Gestores Ambientais da Itaipu Binacional e alunos da rede municipal de Ensino promoveram um dia inteiro de ações para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5).

Com o tema “Pensando no futuro e agindo agora”, as ações envolveram a recuperação de nascente na propriedade rural do maripaense Antonio Lui no distrito de Candeia, plantio de árvores, plantio de orquídeas e soltura de alevinos.

O prefeito Rodrigo Schanoski destaca a importância da atuação dos municípios para aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental. “Temos dado uma atenção muito grande para a área da sustentabilidade ambiental, intensificando as campanhas de reciclagem, atuando na recuperação de nascentes e também em ações voltadas à produção de energia limpa. Por isso, fizemos um grande investimento na instaladas de placas fotovoltaicas nas escolas municipais e no CMEI, o que já tem gerado uma economia de recursos e, consequentemente, contribui para a preservação do meio ambiente a longo prazo”, relata.

Conforme a Constituição Brasileira de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Para o diretor do Departamento de Piscicultura e Meio Ambiente, Cleiton Manske, esse é um papel conjunto entre Poder Público e toda a população. “Devemos trabalhar em prol do bem comum por meio da preservação do meio ambiente, seja por meio de pequenas ações, como descartar o lixo em local adequado. Aqui no município, realizamos durante todo o ano diversas ações neste sentido, campanhas de reciclagem, coleta de eletroeletrônicos, óleo de cozinha usado, pneus, pilhas e baterias, lâmpadas entre outras”, afirma.

Em caso de dúvidas sobre o descarte de materiais, os munícipes podem entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente por meio do telefone (44) 3687-1262 ou pessoalmente na Prefeitura Municipal.