Com adesão de Alto Piquiri, AMOP passa a ser composta por 57 Municípios

Maycon Corazza / Assessoria AMOP

A AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) vive um momento de grande fortalecimento com a adesão de novos Municípios, ultrapassando barreiras geográficas. Nesta sexta-feira (04), durante a 10ª Assembleia Geral Ordinária, o prefeito de Alto Piquiri, Giovane Mendes de Carvalho, assinou o Termo de Adesão e, com isso, a associação passou a ter 57 Municípios associados.

A reunião foi liderada pelo presidente da AMOP e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo, ladeado pelo 1º vice-presidente da entidade e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e pelo 2º vice-presidente e prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber. O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, também compôs a mesa de honra.

A Assembleia começou com a solenidade de assinatura do Termo de Adesão de Alto Piquiri, muito celebrada por todos os presentes. Para o prefeito do mais novo Município associado da AMOP, a oportunidade de integrar a ação é a realização de um sonho.

“Eu sempre acompanhei a AMOP, todo o trabalho que é feito com os Municípios, e realmente tínhamos essa intenção de que Alto Piquiri pudesse fazer parte da associação. Nossa expectativa é que possamos somar experiências exitosas”, afirma o prefeito Giovane Mendes de Carvalho.

O presidente da AMOP, Elio Marciniak, o Kabelo, destaca que o crescimento e fortalecimento da entidade é fruto de muito trabalho e do engajamento diferenciado de todos os prefeitos que fazem parte da associação.

“Somos a entidade mais forte, mais bem preparada e mais unida do Paraná e isso faz com que cada vez mais Municípios procurem estar conosco. Aqui todos aprendem com todos, nas diversas áreas, o que resulta em melhores gestões. A chegada de Alto Piquiri, nesse sentido, é muito gratificante”, comentou o presidente.

Durante a Assembleia houve ainda apresentação do Coordenador de Governo da Caixa Econômica Federal de Cascavel, Carlos Cardoso, sobre habitação de interesse social. Outro tema de destaque foi a possibilidade de parcerias Público Privadas em iluminação pública. O 1º vice-presidente e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, apresentou o caso de sucesso da cidade que administra. Toledo vive uma nova fase nessa área e tem grandes perspectivas de seguir avançando com um projeto arrojado e inovador. Após essa explanação, o Supervisor de Governo da Caixa Econômica Federal de Cascavel, Marcelo Peres, deu mais detalhes sobre o tema.

“Essa presença da Caixa na Assembleia mostra que o País não vai parar e já projeta 2023 para os Municípios, com facilidade e autonomia para um bom trabalho de gestão, soluções que estão à disposição das prefeituras”, destaca o presidente da AMOP e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo.

Já o 2º vice-presidente da AMOP e prefeito de Marechal C. Rondon, Marcio Rauber, compartilhou com os presentes a alegria de ter adquirido equipamentos do Programa Educacional TiX Letramento, solução completa que empodera e garante autonomia, independência e privacidade aos estudantes com deficiências físicas e motoras ou cognitivas, ao ampliar as possibilidades de acessibilidade, comunicação e criatividade, assim como as competências e habilidades de leitura, produção de textos e cálculos matemáticos.

“Marechal Cândido Rondon é o primeiro Município do Paraná a dar esse importante passo, trazendo esse grande avanço de inclusão. Estou muito feliz e realizado e digo aos prefeitos que vale muito a pena conhecer em detalhes o Programa Educacional TiX Letramento. Certamente, os Municípios do Oeste ganharão muito em ter essa novidade à disposição da educação municipal”, comentou o prefeito Marcio. Diante do interesse demonstrado por outros prefeitos, ficou decidido que a AMOP oportunizará uma apresentação específica sobre o TiX para todos os Municípios associados interessados.

A reunião ainda permitiu que os prefeitos recebessem um reforço no convite para prestigiarem o 16º Prêmio AMOP de Jornalismo e entrega do Título de Cidadã Honorária para Olga Bongiovanni, em 25 de novembro, além de outros eventos de interesse que constam na agenda da entidade.

Por: Maycon Corazza / Assessoria AMOP