Frimesa: um novo capítulo na história de Assis Chateaubriand

Nilson Hort / Alto Falante Notícias

Uma data histórica para Assis Chateaubriand. Nessa terça-feira (13), data de aniversário de 45 anos de fundação, a Frimesa inaugurou a nova unidade frigorífica em Assis Chateaubriand. Esse é o maior projeto da história da Central de Cooperativas, e desde o seu anúncio em 2015 foram investidos 1,3 bilhão de reais. Considerado o maior frigorífico de carne suína da América Latina, a capacidade de abate será de quase quatro mil suínos por dia, mas o objetivo é que, em 2031, o número suba para mais de 11 mil suínos processados por dia, após a conclusão da terceira etapa da obra.

O projeto é peça-chave para o futuro da cadeia produtiva de suínos desde a base primária com mais de 2.100 suinocultores integrados e as cinco cooperativas filiadas (Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato e a Frimesa, responsável pelo processamento, industrialização e comercialização. A decisão da localização da nova unidade, a 150 quilômetros de distância da sua Sede em Medianeira, está pautada na concentração de produtores no entorno da região, e por isso deve promover o desenvolvimento do oeste paranaense.

A industrialização de carnes facilitará a logística, diminuindo as distâncias e custos no transporte dos animais, somada à disponibilidade de mão de obra e acesso à água para captação e escoamento, e em sua fase final, triplicará o número de produção da cooperativa. A operação está programada para iniciar em março de 2023.

O EVENTO

A inauguração contou com a presença da diretoria da Frimesa Cooperativa Central, diretor- -presidente, Valter Vanzella, e diretor-executivo, Elias José Zydek, o vice-governador, e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado, Darci Piana, secretário estadual de agricultura Norberto Ortigara, e autoridades da região, entre elas o deputado estadual Marcel Henrique Micheletto, os deputados federais: Dilceu Sperafico, Beto Richa e Luiz Nischimori, o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Henrique Marques e o prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia, popular Valtinho.

“Seguimos o exemplo de Cafelândia, Medianeira, Palotina. Na medida em que trazemos mais gente para o lugar, uma coisa puxa a outra. Daqui uns anos teremos uma mudança radical porque criamos oportunidade para as pessoas trabalharem e produzirem riqueza aqui”, destacou o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, presidente da Frimesa.

O prefeito Valinho destacou alguns fatores que foram fundamentais para a instalação da frigorífico em Assis: primeiro, a localização, enaltecendo a visão do presidente da C.Vale, Alfredo Lang, que já projetava no local um abatedouro para a C.Vale, ao produtor Casarin – que vendeu a propriedade para a Frimesa, a abundância de água na região e o ambiente político, propiciado pelo então prefeito, Marcel Henrique Micheletto. Sobre o futuro Valtinho disse que o município está preparado para sanar todos os desafios de suprir as demandas que estão surgindo com o aumento da população, referindo-se à saúde, educação, habitação e segurança.

“Hoje, Assis Chateaubriand crava na sua história a virada de chave. A Frimesa levará o nome de Assis para o mundo”, disse o deputado estadual Marcel Henrique Micheletto. Ele lembrou da trajetória de seu pai como defensor do homem do campo, falou sobre a responsabilidade de ser o prefeito, quando Assis Chateaubriand foi escolhida para receber o novo frigorífico e agradeceu aos presidentes da 5 cooperativas que integram a Frimesa, em especial ao presidente da C.Vale, Alfredo Lang. “Pra mim somente isso já valeu ter sido prefeito de Assis Chateaubriand, pois a Frimesa hoje dá um exemplo para o país – este é o Brasil que dá certo!”

Ao saudar a todas autoridades presentes, o deputado federal Dilceu Sperafico, enalteceu a participação de Marcel Micheletto neste projeto e ao legado Moacir Micheletto. Ele parabenizou a todos os conselheiros da Frimesa e aproveitou a oportunidade para lembrar da importância de defender a liberdade e o direito à propriedade privada no Brasil.

O vice-governador Darci Piana, que participou da inauguração, afirmou que a instalação da nova unidade terá um impacto significativo na economia de Assis Chateaubriand e de toda a região Oeste. “Serão 8,5 mil empregos diretos, mais os indiretos, que devem superar os 15 mil, com tudo que envolve esse complexo de produção. Isso vai permitir que muita gente tenha oportunidade de renda, impulsionando a economia da região”, ressaltou.

SUSTENTABILIDADE

A nova Unidade da Frimesa foi pensada para cumprir com pilares sustentáveis nos cenários, econômicos, ambientais e sociais. A nova estrutura conta com sistema para reaproveitamento de águas, e eficiência energética. Para o processamento da carne suína, a Frimesa buscou soluções para promover o bem-estar e diminuição do estresse animal, e será primeira Planta de suínos do Brasil a utilizar biometano na flambagem dos suínos. Os novos colaboradores terão redução do esforço físico, e conforto térmico e acústico.

SOBRE A FRIMESA

A Frimesa Cooperativa Central é uma empresa brasileira, fundada há 45 anos, em 13 de dezembro de 1977, em Francisco Beltrão, Paraná. Com sede em Medianeira, no oeste paranaense e industrializamos carne suína e leite, a Central é a 4ª maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as 10 maiores empresas do Brasil de recebimento de leite. Atualmente, conta com 6 unidades industriais, e atua em todo o mercado nacional e internacional, exportando para diversos países.

São mais de 9.800 colaboradores. No ranking das maiores empresas do Brasil, segundo a Revista Exame, em faturamento ocupa o 154º lugar, no sul estamos em23º lugar, no agronegócio brasileiro ficamos em 23º lugar e do sul, 7º lugar, de acordo com dados de 2021. É 11ª maior cooperativa do Brasil. Sua missão é “prover alimentos de valor para as pessoas”, e a visão é o “desenvolvimento contínuo, de forma sustentada, criando valor para os públicos envolvidos”.

CONTRATAÇÕES EM ASSIS

As contratações de funcionários para trabalhar no frigorífico de Assis Chateaubriand já começaram. Para área de abate e SIF, os interessados devem ter ensino médio completo ou cursando, experiência na área será um diferencial. O candidato deve deixar o nome na Agência do Trabalhador de Assis Chateaubriand até esta sexta-feira (15) para entrevista.

As vagas são limitadas. O interessado deve ter disponibilidade para ficar em Medianeira durante a semana por um prazo de 60 dias. Mais informações, no Sine, pelo telefone (44) 3528-1447. Mais vagas serão abertas no início do próximo ano.

===========

Fonte: Alto Falante Notícias com informações de Assessoria de Imprensa/Frimesa e O Regional.

Crédito das fotos áreas: Ari Dias/AEN e Nilson Hort/Alto Falante Notícias