Assis Chateaubriand inicia segunda dose de vacinação contra Covid-19 nos profissionais de saúde

ASSESSORIA

Idosos com 89 anos começam a ser vacinados

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand iniciou nesta semana a segunda dose de vacinação contra o Covid-19 nos profissionais da área de saúde especificamente aqueles trabalhadores que receberam a vacina da CoronaVac e da AstraZeneca que são diferentes então a secretaria de saúde do município ressalta para que os trabalhadores que receberam a primeira dose da CoronaVac possam estar procurando o Posto Central ao lado do Maria Efigênia e assim receberem a segunda dose. Já os profissionais que tomaram da Astrazeneca, estes terão que aguardar o intervalo entre a primeira e a segunda dose, pois uma é maior do que a outra.

De acordo com o secretário de Saúde Fabio Fantin Camilo, todos os trabalhadores devem ficar atentos na carteirinha vacinal. “É necessário que acompanhem a data na carteirinha de vacina e a partir do momento que der o dia para segunda dose, possam procurar a sala de vacina na Unidade de Saúde Central e assim receber a segunda dose. Importante frisar estamos realizando a segunda dose dos trabalhadores que tomaram a primeira dose da CoronaVac, quem tomou da Astrazeneca tem que aguardar, não adianta querer tomar outra vacina, todos devem respeitar os prazos certinho entre a primeira e a segunda dose e as marcas que foram administradas da primeira dose”, frisou o secretário.

Com relação aos idosos acima de 90 anos a secretaria revela que praticamente todos foram imunizados, pois os familiares ligaram, fizeram o agendamento e os profissionais foram até as casas e realizaram a vacinação, mas se porventura alguma pessoa ficou sem receber a vacina podem ligar para secretaria de saúde e passar a informação que a equipe irá atender.

Fabio Fantin informou que a secretaria tem ainda um saldo de vacina e por orientação da  própria Secretaria de Estado é para fazer a partir desse momento os pacientes com 89 anos. “Já iniciamos a vacinação nas pessoas com 89 anos fazendo a primeira dose, onde os agentes comunitários de saúde atuam, eles estarão fazendo o cadastramento levantando essas pessoas acima de 89 anos, mas se na sua localidade você não recebe a visita dos agentes, podem procurar a secretaria de saúde para agendar ou até mesmo ligar no 3528-8490 e assim incluir o idoso na relação”, destacou.

A secretaria de Saúde do município está seguindo as orientações. “ Não fazemos a vacina do jeito que nós da secretaria de saúde achamos melhor, são seguidas todas as normativas e informes técnicos, tanto do Ministério da Saúde, quanto a Secretaria de Estado da Saúde também e vamos nos  adequando a nossa realidade dentro destas orientações, como foi o caso dos trabalhadores da saúde que ainda não receberam a primeira dose. Quando recebemos a segunda remessa, já havia um novo informe técnico dos órgãos de saúde federal e estadual para suspender a vacinação nos trabalhadores de saúde e iniciar nos idosos, então temos que seguir as determinações”, finalizou o secretário.

E a recomendação da Secretaria de Saúde é que a população continue tomando todos os cuidados em relação a Covid-19. Fazendo o uso de máscara, usando álcool e evitar aglomerações.