ACIAC e CONSEG conhecem projeto que transformou Palotina em uma cidade mais segura

Com o objetivo de garantir mais segurança e tranquilidade para todos os segmentos da sociedade duas importantes entidades chateaubriandenses estão unidas na busca de ações práticas que tornem isso possível.

Prova disso, na última segunda-feira (23) representantes da ACIAC, Valdemir Dutra/presidente e Luciane Avelar/secretária executiva e do CONSEG (major Christian Guilherme Goldoni) estiveram em Palotina para conhecer o ‘Projeto Cidade Segura’ que funciona e, bem, naquele município há muito tempo. Trata-se de um sistema com monitoramento por meio de câmeras que tem proporcionado excelentes resultados.

Redução nos índices de crimes

O sistema utilizado em Palotina conta com 550 câmeras (uma câmera para cada 65 habitantes), 12 torres de monitoramento ostensivo e 25 câmeras com analítico de OCR. Após a implantação do projeto o município conseguiu reduzir consideravelmente os índices de crimes. A redução foi de 70,8% em roubos; 50% em furtos simples e qualificados; 59,9% em roubo contra patrimônio e 84% de redução em furto de veículos.

“O projeto de Palotina é uma excelente referência, mas para ser realidade em Assis, precisamos contar com apoio de todos. Tudo que visa oferecer mais segurança é prioridade para o Conseg. Estamos unidos no sentido de implantarmos algo assim em Assis. Para isso, vamos debater e encontrar os meios mais eficientes e viáveis”, comentou o major Christian Guilherme Goldoni, presidente do Conseg.

“Agradecemos o major Goldoni pela sugestão. Preocupamo-nos com a segurança dos nossos empresários e também da população em geral. Essa visita teve como objetivo conseguir subsídios e informações que possam viabilizar a implantação de um sistema igual em Assis Chateaubriand. Para isso, contamos com apoio do Conseg, polícias Militar, Civil e Rodoviária, Prefeitura, Câmara, empresários e vamos precisar de outros segmentos compromissados com essa causa”, disse Valdemir Dutra, presidente da ACIAC.