Você sabe o que é o Cadastro Único?

Também conhecido como CadÚnico, é um instrumento coordenado pelo Ministério da Cidadania que busca identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda, além de ser um pré-requisito para participar em mais de 30 programas e serviços disponibilizados.

O Cadastro Único também serve como um apoio à implementação de políticas públicas, com objetivo de melhorar a vida das famílias brasileiras.

O que isso significa?

Que o Governo Federal, Estados e Municípios, utilizam as informações disponibilizadas pelos núcleos familiares, para se atualizarem sobre as diversas situações da população em pobreza extrema. Assim, podem ter um conhecimento mais detalhado das necessidades da comunidade, sabendo onde há maior necessidade de recursos.

E quem pode se cadastrar?

As famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e/ou com renda mensal total de até três salários mínimos, que queiram participar de Programas que exijam o CadÚnico. As pessoas que moram sozinhas, ou que estão em situação de rua, também podem realizar o cadastro!

E como se cadastrar?

As pessoas que atendem aos requisitos, podem procurar os Postos de Atendimento do Cadastro Único que aqui em Assis Chateaubriand, pode ser realizado na Oficina do Ofício e na UDC do Jardim Progresso, sendo necessário a apresentação de ao menos um dos documentos de todos as pessoas que residem na casa.  Seguintes documentos:

Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; RG (Carteira de Identidade); Certidão administrativa de nascimento do indígena (RANI); Carteira de trabalho e Título de Eleitor.

Hoje, o CadÚnico também está disponível em aplicativo de forma gratuita!

Agora que você já sabe o que é, e quais são os requisitos para fazer o Cadastro, que tal observar se sua família se enquadra no CadÚnico?  Além de ser possível fazer o Cadastro na Oficina do Ofício, também pode ser feito na UDC do Jardim Progresso, próximo a Capela São Miguel!

 Fiquem atentos!

O Coordenador do Cadastro Único Rafael Senhorini ressalta a importância de as pessoas conhecerem o cadastro único e os direitos que ele oportuniza, afirma que “logo vamos retornar com as oficinas de inclusão do cadastro único, pois através delas as pessoas podem conhecer todos os benefícios e programas que podem ou não ter direito, e ainda as responsabilidades que devem ser cumpridas”.

A Secretária de Assistência Social Izabel Claro afirma que é muito importante as famílias manterem o cadastro único atualizado, pois através dele podem ter acesso a diversos direitos, programas e benefícios. E que o objetivo da Secretaria é disseminar essas informações para que todas as pessoas em situação de vulnerabilidade possam acessar os programas e benefícios ofertados pelas instâncias municipais, estadual e federal a que tenha direito.