Vereadores mirins são diplomados em Assis Chateaubriand

Nilson Hort - Alto Falante Notícias

Vivenciar e participar ativamente do processo eleitoral de escolha de representantes a um cargo eletivo. Essa é a proposta do projeto Parlamento Jovem, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand e Câmara Municipal de Vereadores. Neste ano, o Colégio Cívico-Militar Guimarães Rosa foi o escolhido para participar da atividade.

 

O projeto Parlamento Jovem possibilita a vivência da vida política, através de eleição simulada, realização de campanhas e mandato eletivo. No dia 10 de agosto, com a utilização de urnas eletrônicas, os estudantes do Colégio Guimarães Rosa votaram e elegeram os seus representantes. Após todo o processo eleitoral serão seis meses de atividades na Câmara Municipal de Vereadores, onde eles poderão propor projetos de lei, promover debates sobre problemas da comunidade e oferecer sugestões para possíveis soluções.  O objetivo é trazer para as escolas a aprendizagem prática sobre como funciona o processo eleitoral de escolha de representantes a um cargo eletivo. Dessa forma, os alunos conhecem melhor a divisão dos poderes do Estado, sobretudo, o Legislativo.

Nilson Hort – Alto Falante Notícias 

A diplomação dos 13 eleitos ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), no Salão do Júri da Comarca de Assis Chateaubriand. A solenidade foi presidida pelo juiz da 113ª Zona Eleitoral, Arthur Araújo de Oliveira. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, além de familiares dos vereadores mirins e imprensa. “Esse foi o momento culminante do nosso projeto, que realizamos em sua segunda edição no município. Queremos promover sempre em anos não eleitorais. Essa iniciativa visa despertar nos alunos da 6ª série ao 3º do ensino médio uma vontade de participar do processo político, seja como candidato ou mesmo como um eleitor engajado em discutir temas importantes. Temos muita satisfação em realizar esse projeto em Assis. O futuro deve ser preparado desde já”, assegura o juiz eleitoral.

 

A presidente da Câmara de Vereadores de Assis Chateaubriand, Franciane Micheletto, ressaltou a importância do momento e comemorou a realização do projeto Parlamento Jovem no município. “Realmente é uma ideia muito interessante, pois precisamos, cada vez mais, fazer com que a nossa sociedade pense política. É através dela que conseguimos regrar a nossa sociedade e fazer justiça. Os nossos jovens também precisam estar engajados e entender todos o processo democrático. Hoje, temos a diplomação, sendo efetivamente mostrado que temos nossos vereadores mirins eleitos. Eles vivenciam na prática o que é ser vereador e representar sua comunidade, defendendo seus projetos. A gente parabeniza a Justiça Eleitoral e o Colégio Guimarães Rosa. Agora, na Câmara, vamos acolhê-los para iniciarmos essa nova etapa do projeto. Estamos ansiosos para isso”, explica a vereadora Franciane.

Nilson Hort – Alto Falante Notícias

O prefeito de Assis Chateaubriand, Valtinho Correia, destacou que os estudantes poderão desenvolver importantes habilidades para o exercício da cidadania, como liderança, negociação e diálogo. “Nessa iniciativa, os alunos passam por todo o processo que o político tem de passar, desde a filiação a um partido, campanha eleitoral até a posse. Estou muito feliz em ver o envolvimento desse grande número de estudantes. Agradeço a todos os envolvidos pela organização desse projeto tão importante”, finalizou o prefeito.