Vacinação contra Influenza é ampliada a toda população não vacinada acima dos 6 meses

Em todas as Unidade de Saúde em Assis Chateaubriand

O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Saúde informa que recebeu nota técnica do Ministério da Saúde, com recomendação para a ampliação da oferta da vacina influenza a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade, isso devido ao aumento de internação de infecções respiratórias e também do estoque de vacinas.

A vacinação está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde da sede e interior do município de Assis Chateaubriand, basta levar a carteira vacinal e documento.

Conforme a nota, embora, pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença.

 Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Portanto, todos os esforços deverão ser continuados para vacinar esses grupos prioritários. Ressalta-se que a ampliação se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante o período de outono e inverno.

Conforme o Secretário de Saúde Fabio Fantin Camilo, o período é propício para transmissão do vírus. “O clima com temperaturas baixas, levam as pessoas a permanecerem em locais fechados e sem muita ventilação e isso contribui para propagação do vírus. Por isso, principalmente as pessoas do grupo prioritário devem buscar pela vacina, visto que a procura tem sido baixa, realidade também de todo o Brasil”, destacou Camilo.