Toledo realiza o 1º Encontro Nacional de Grêmios de Haicai

Academia de Letras de Toledo – ALT

A docente Celina de Oliveira Barbosa Gomes, de Assis Chateaubriand, presidente da Academia de Letras do Oeste do Paraná, participou do evento. Lá, fez um pronunciamento sobre a importância da literatura e, especialmente, do poema japonês “haicai”, uma composição curta, pautada na simplicidade e na valorização da natureza.

Academia de Letras de Toledo – ALT

—-

Toledo (PR) se tornou, no último dia 20 de setembro de 2025, a capital do haicai no Brasil. A cidade sediou o 1º Encontro Nacional de Grêmios de Haicai, reunindo poetas, estudiosos, acadêmicos e amantes dessa forma poética de origem japonesa que sintetiza a natureza e a vida em apenas três versos.

O evento, promovido pela Academia de Letras de Toledo (ALT) em parceria com o Grêmio Haicai Sakura e apoio da Lei Aldir Blanc, contou com representantes de diversos estados brasileiros e com a participação de entidades e grêmios dedicados à prática e ao estudo do haicai. Além das apresentações e leituras poéticas, houve momentos de confraternização cultural, homenagens e entrega de medalhas comemorativas como símbolo da amizade literária que marcou o evento.

Segundo a presidente da ALT, Lucrecia Welter, o encontro marca um passo importante para a difusão e valorização do haicai no Brasil:

“É uma alegria ver novas gerações se encantando com essa arte, que une simplicidade e profundidade, e que tem crescido com força em todo o país”, destacou.

O encontro também contou com o envio de vídeos e mensagens de apoio de haicaístas renomados, fortalecendo a rede de amizade e partilha literária que une os grupos espalhados pelo Brasil.

>>Informações e fotos: Academia de Letras de Toledo – ALT