Hoje é dia de comemorar o aniversário de uma instituição que muito orgulha Assis Chateaubriand e região. O Tiro de Guerra 05-015/Sentinela do Vale do Piquiri completa hoje ( 11 de agosto ), 45 anos de existência. São quatro décadas e meia formando cidadãos comprometidos com as boas ações da sociedade. As atividades foram iniciadas em 1977 com a primeira turma e até hoje são 2. 174 jovens matriculados, 314 cabos e 1.475 soldados formados.
HISTÓRICO:
O Tiro-de-Guerra 05-015, a “Sentinela do Vale do Piquiri” de Assis Chateaubriand, que é um Órgão de Formação de Reserva do Exército Brasileiro, foi criado conforme Portaria Ministerial nº 1201, de 11 de agosto de 1975, com a denominação de TG 05-325 (Essa Portaria é como se fosse o “registro de nascimento” do TG). Designado como primeiro instrutor do TG, o primeiro Sargento José Curralinho de Oliveira, em 02 de fevereiro de 1977. Iniciou suas atividades em 27 de junho de 1977. Em 12 de agosto de 1977, foi nomeado como primeiro diretor do TG o prefeito Koite Dodo. Hoje o Tiro-de-Guerra de Assis Chateaubriand funciona em uma instalação inaugurada em construída em 1980, na Avenida São Paulo sem número no Bairro Jardim Progresso.
Recebeu vários instrutores:
1º Sargento José Curralinho de Oliveira
2º Sargento Alberto Adolfo Furrer
2º Sargento Sidnei Bilar Cardoso
2º Sargento André Gilberto Figueira Pereira
2º Sargento Adalberto Borek
2º Sargento Paulo Roberto Soares Seixas
1º Sargento Salvador Avinez Lima
1º Sargento Valdecir de Oliveira
1º Sargento Josenei Iglikoski
2° Tenente Juarês Dias Gonçalves
1° Sargento Anderson Neves Carvalho
S Tenente Jorge Vanderlei Ely
1º Sargento Leonardo Flores Figueiredo
1º Sargento Daniel Rodrigues Castro, atual chefe de instrução.
O primeiro diretor do TG foi nomeado em 12 de agosto de 1977, o prefeito Koite Dodo e o atual diretor é o prefeito João Aparecido Pegoraro. O Tiro-de-Guerra 05-015 participa ativamente das comemorações e solenidades cívicas de Assis Chateaubriand e dos municípios circunvizinhos.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
– Arrecadação de agasalhos para campanha do município;
– Treinamento dos atiradores no combate e prevenção de endemias;
– Doações voluntárias de Sangue junto ao Hemocentro;
– Apoio às escolas públicas e privadas da cidade com visitação a este Órgão de Formação de Reservista, e palestras nas escolas do Município e da região sobre civismo e cidadania,
– seção de espaço e auxílio a 128ª Junta de Serviço Militar para realização da entrega do Certificado de Reservista;
– Apoio às ações comunitárias;
– Apoio às ações de prevenção ao meio ambiente;
Pode-se concluir que o Tiro-de-Guerra 05-015 de Assis Chateaubriand, além de ter uma preocupação especial com a formação moral e cívica do jovem, desenvolve nos seus aprendizes os valores espirituais e morais da nacionalidade, o sentimento das obrigações para com a Pátria e a compreensão das instituições básicas que regem a sociedade, tais como a Família, o Governo e as Forças Armadas e o sentimento de responsabilidade no desempenho de suas atividades como cidadão e aluno.
Vale ressaltar que, além da preservação da ordem constitucional e uma sólida formação cívica, os jovens que integram o TG participam, ativa e diretamente, de muitas ações, campanhas e projetos realizados em parceria com outras instituições locais, cuja finalidade é a busca de uma melhoria na qualidade de vida, do bem comum e da cidadania. A conscientização e a prática constante da cidadania é um dos objetivos principais do Tiro-de-Guerra, tornando-se características dos jovens que passam por esse órgão de formação de reservistas, integrando-se de maneira coesa com a comunidade da qual faz parte, levando a construção de sociedade mais justa.
Informações: DANIEL RODRIGUES CASTRO – 1º sargento e Chefe da Instrução do Tiro-de-Guerra 05-015