Tiradentes: patrono das polícias Civil e Militar!

SESP - PR

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, é também patrono das polícias Civil e Militar. Por esse motivo, foi homenageado pela Polícia Militar do Paraná na quinta-feira (21/04). A cerimônia, que aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), contou com os desfiles dos pelotões representativos da PM e com a entrega de uma coroa de flores em frente ao busto do patrono. Solenidades semelhantes ocorreram em outras unidades da PM no Paraná.

Na Ordem do Dia em homenagem a Tiradentes, assinada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a homenagem foi estendida aos policiais e bombeiros militares paranaenses. “Nossa sincera homenagem a Tiradentes, às Polícias do Brasil e, em especial, aos valorosos policiais e bombeiros militares, os quais tenho a honra e gratidão de comandar”, disse o coronel no documento.

O Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, expressou o orgulho que ele compartilha com os demais militares estaduais neste dia de homenagem ao patrono das polícias do Brasil. “Este evento representa a grandiosidade que foi Tiradentes e o legado que ele nos deixou”, disse.

Durante a homenagem, os militares estaduais presentes ressaltaram os ideais patriotas e a luta pela independência do Brasil liderada por Tiradentes, que se tornou um herói nacional e recebeu o título de patrono das polícias Militar e Civil brasileiras em abril de 1946, por meio de um Decreto assinado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra.

HISTÓRIA – A primeira ocupação de Tiradentes foi a de dentista, por isso o apelido, mas ele também foi um militar, no posto de alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, e ficou conhecido por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira, dentre os maiores movimentos separatistas organizados contra o autoritarismo da Coroa portuguesa no período colonial, no século XVIII, com o objetivo de tornar o Brasil independente de Portugal. Devido a seus ideais, Tiradentes é considerado uma referência para a Polícia Militar.

Fonte: www.pmpr.pr.gov.br