Sicoob: Lançado em Assis o Projeto Balde Cheio. Programa da Embrapa desde 1998, agora é estratégia nacional para a atividade leiteira

Assessoria

A Cooperativa de Crédito Sicoob Médio Oeste de Assis Chateaubriand, deu um passo importante rumo ao fortalecimento da bacia leiteira da região, com o lançamento do Projeto Balde Cheio, programa desenvolvido há 23 anos pela Embrapa.
O evento de lançamento aconteceu na noite da última quarta-feira dia 27, na Aciac e contou com a presença da Diretora Superintendente do Sicoob, Nadir Lulu, Diretor Comercial do Sicoob, Rodrigo Dencati da Cruz, Diretor Financeiro do Sicoob Eduardo Richetti Anschau, gerentes das agências e os gerentes da carteira agro do Sicoob dos municípios de Cafelândia, Tupãssi, Jesuítas, Formosa do Oeste, Nova Aurora e Assis Chateaubriand. Também participaram do lançamento do Projeto Balde Cheio o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Rafael de Souza Katarinhuk, o Presidente da Aciac Valdemir de Souza Dutra, do Presidente da Câmara de Vereadores Matheus Ribeiro Marques, o vereador e Presidente do Sindicato Patronal Valdemar Melato e do Vice-Prefeito de Assis Chateaubriand Cloves Luiz Angeleli, além dos produtores rurais e cooperados do Sicoob.

O palestrante foi o engenheiro agrônomo e instrutor do Programa Balde Cheio, João Rosseto Ribeiro Junior, da cidade de Cerqueira César – SP, atuante nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Paraná e também na Colômbia.
Presente durante o lançamento do projeto, o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Médio Oeste, Rafael de Souza Katarinhuk, comemorou o lançamento do Projeto Balde Cheio no município e região. “Estamos muito felizes com o lançamento desse trabalho, que irá contribuir muito com a bacia leiteira da nossa região, levando prosperidade aos produtores, finaliza. O técnico agropecuário do Sicoob Lúcio Carvalho, destaca que a ação de direcionar esforços para a atividade é uma forma de manter a motivação do produtor. “Com essas ações buscamos qualificar os trabalhos dentro das propriedades, para que nenhum produtor saia da atividade”, completou.

O objetivo do PROJETO BALDE CHEIO é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leite de todo o Brasil. Sua metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como “sala de aula prática” com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores e, ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.

O projeto Balde Cheio trabalha com o foco nos produtores, em suas transformações respeitando o tempo e a realidade de cada um. Pautada pelo diálogo em arranjos locais, que englobam instrutores, técnicos, produtores, cooperativas e mais uma infinidade de parceiros, a Embrapa aparece como um elo nesse processo de transferência de tecnologia, que envolve comunicação e aprendizado coletivo.

O produtor rural Marcos Pellá, contemplado com a primeira visita técnica do programa, já planeja colocar em prática as primeiras recomendações dados pelos profissionais e a de ajustar os ciclos de alimentação dos animais, assim como deixar o acesso livre para vacas também se alimentarem durante a noite, de forma que tenham o rúmen com comida pelo menos a cada quatro horas, uma das indicações importantes para aumentar a produção.

Como participar: Os pecuaristas interessados em participar do programa devem entrar em contato com o técnico do Projeto Balde Cheio no Sicoob, Lúcio Carvalho, pelo telefone (44) 3528.0900/ Cel. (44) 9.9966.0343, e através das agências do Sicoob nos municípios de Assis Chateaubriand, Cafelândia, Tupãssi, Jesuítas, Nova Aurora e Formosa do Oeste.

Informações adicionais sobre o Projeto Balde Cheio:
Unidade Líder: Embrapa Pecuária Sudeste
Líder do Projeto: Engenheiro Agrônomo: Artur Chinelato de Camargo, atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Possui experiência na área de Produção Animal – Bovinocultura Leiteira com ênfase em Transferência de Tecnologia, atuando coordenador do Projeto Balde Cheio desde 1998.

ASSESSORIA