Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand realiza a Campanha de Multivacinação e Poliomielite

Empresas são visitadas e doses estão disponíveis em todos os postos de saúde

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand vem realizando a Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite, que segue até 30 de outubro. As doses estão disponíveis em todas as 11 Unidades Básicas de Saúde do município, que atendem das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Multivacinação

A multivacinação tem por objetivo atualizar a caderneta vacinal e o público-alvo é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos que deixaram de receber a proteção entre as 18 vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunização. Por isso, é preciso apresentar o cartão vacinal para que os profissionais de saúde avaliem se há alguma pendência.

Poliomielite

Já a vacina contra a pólio, conhecida como paralisia infantil, tem como alvo menores de 5 anos e a meta mínima é alcançar 95% das 1.639 crianças de Assis Chateaubriand nessa faixa-etária.

Sarampo e Influenza

Também está sendo aplicada a vacinação contra o sarampo e a influenza, que teve a campanha prorrogada até 31 de outubro. O sarampo é uma doença que, após ser erradicada, voltou a circular no Brasil desde 2018 com o registro de quase 30 mil casos e a confirmação de 30 mortes. No Paraná, até agosto, foram registrados 3.410 casos. A vacina utilizada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Devem ser imunizadas todas as pessoas com idade entre 20 e 49 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apesar de a vacinação contra o sarampo ter sido aberta em março, muitas pessoas ainda não foram imunizadas. Levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica mostra que, das 14.685 pessoas nessa faixa-etária, apenas 2.407 procuraram pela vacina – representando uma cobertura de 16,39%.

Um dos motivos apontados pela ausência, além da própria falta de preocupação de alguns cidadãos, seria o receio de comparecer nos postos de saúde, uma vez que a campanha foi aberta durante o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Vacinação volante

A Secretaria de Saúde também organizou uma equipe volante para ampliar a adesão da vacinação contra o sarampo e a influenza. Para isso, profissionais de saúde visitaram 61 empresas e, até a semana passada, a ação descentralizada proporcionou a imunização de 845 adultos. Na tarde desta terça-feira (29), a equipe também passou por todos os setores do Paço Municipal para aplicar a proteção contra a duas doenças nos servidores públicos.

Capacitação dos profissionais

Em meio a necessidade de garantir o acesso às vacinas, também há toda a preocupação com a disseminação do novo coronavírus. Nesse sentido, para organizar o esquema de trabalho durante a Campanha de Multivacinação e Poliomielite, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou uma capacitação com todos os 26 profissionais que atuam no setor de imunização das Unidades Básicas.

O treinamento aconteceu na tarde da última sexta-feira (25), no salão social da ACIAC. Na oportunidade, foram abordadas as precauções e cuidados gerais, contra indicações, cobertura vacinal, metas a serem alcançadas, esquema vacinal, conservação adequada das doses, além das estratégias e organização.