Secretaria de Educação e C.Vale lançam nova edição do Cooperjovem em Maripá

O programa é desenvolvido com as turmas de 4º ano das escolas municipais e tem por objetivo promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental.

A Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa C.Vale realizaram na manhã desta sexta-feira (28), na Câmara de Vereadores, o lançamento da edição 2023 do Programa Cooperjovem. O programa é desenvolvido com as turmas de 4º ano das escolas municipais e tem por objetivo promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental.

“Estamos lançando mais uma edição deste importante programa em parceria com a C.Vale, o qual está alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e busca despertar nos estudantes o protagonismo e a força da cooperação”, destaca o secretário de Educação, Jony Zils.

O programa é desenvolvido pelo Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e, desde 1999, leva até as escolas práticas pedagógicas inovadoras e atividades educativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo.

A participação das escolas é voluntária e os professores recebem treinamento para aplicar os conteúdos. Com as atividades do Cooperjovem e Cooperjogo, os alunos são instigados a serem protagonistas de cada ação realizada em grupo.

COOPERJOGO – O Cooperjogo é uma jornada de educação integral, envolvendo quatro eixos: educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental, conectadas à BNCC. Por meio da aprendizagem baseada em projetos, estudantes irão cooperar para solucionar um desafio, desenvolvendo habilidades e competências.

A apresentação do programa foi realizado pela colaboradora da C.Vale, Jocelaine Aparecida Vescovi Muller com a presença do gerente da unidade de Maripá, Gerson José Correa e do subgerente de Pérola Independente, Paulo Cesar Sehnem.

Durante o lançamento, alguns estudantes fizeram a leitura da cápsula do tempo. Trata-se de um chamado para uma jornada de transformação, aprendizado e diversão que consiste em preparar, explorar, sonhar, concretizar e comemorar. A leitura foi realizada pelos alunos Joaquim Augusto Urban Bernardo, Paola Laís Zoz, Nicole Fernanda Grubert, Alexya Wieland dos Santos e Brenda Krebs Saibel.