Evento reuniu produtores e empreendedores em Toledo para discutir avanços no setor
Nesta semana, entre os dias 1º e 3 de abril, o Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, foi palco do InovaMeat 2024, um dos principais eventos do segmento de proteína animal na região. Durante a programação, os visitantes também puderam aproveitar a agenda da Arena de Inovação do Sebrae, que reuniu produtores, empreendedores e especialistas para discutir os avanços e desafios da indústria.
“Esta é a terceira edição do InovaMeat e o Sebrae/PR participa desde o início. É um evento importante, pois traz para o centro das discussões a inovação na produção de proteína animal, oportunizando o diálogo com produtores de toda a região, o que ajuda a impulsionar ainda mais o setor”, indica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.
No espaço, a programação foi diversificada e contou com palestras sobre temas como captação de recursos, inteligência artificial, turismo regional, desafios da inovação na educação, entre outros. Além disso, houve exposição de startups, pitches (apresentações rápidas e dinâmicas sobre as soluções desenvolvidas pelas startups) e atendimento a empreendedores.
Negócios e networking
Ana Carolina Freitas, gerente de projetos da startup Terra Bioenergia, foi uma das expositoras no Espaço. Ela ressaltou que o evento foi produtivo e rendeu negócios.
“Sempre tentamos estar presentes nos eventos que ocorrem em Toledo e região porque viemos do Mato Grosso e estamos nessa fase de divulgar e expandir nossos trabalhos aqui. O InovaMeat é um evento que conversa muito com o nosso público-alvo e o apoio do Sebrae/PR é essencial nesse sentido, porque nos cede espaço e dá todo o suporte para que possamos expor nossos negócios na feira. Além disso, tivemos tempo para fazer o nosso pitch e foi muito produtivo. A participação aqui nos rendeu pelo menos três projetos vendidos”, celebra.
Amanda Viegas, assistente de gestão de pessoas da BioPlus, de Porto Alegre (RS), por sua vez, participou do evento promovido pela governança FoodTech Toledo, que também ocorreu no espaço do Sebrae.
“A reunião que eu fui era sobre gestão, financeiro e sobre a legislação ambiental. Achei muito interessante porque tem ligação com o meu curso, que é Engenharia de Bioprocesso e Biotecnologia, e eu aprendi bastante, podendo aplicar no meu trabalho também”, relata.
Ricardo Coltro Junior, diretor de operações da Ki-tal Alimentos, participou do evento e das palestras sobre captação de recursos, editais de fomento e inovação. Ele também garante que o evento foi positivo.
“Muitos dos convites de eventos que vêm, tentamos atender principalmente para buscar a inovação que as indústrias precisam. Na palestra que participei, o Sebrae apresentou algumas das oportunidades que existem no mercado e explicou sobre linhas de financiamentos com taxas melhores, oportunidades para captar recursos com programas de desenvolvimento e nos deu uma verdadeira aula sobre como a inovação é possível, mesmo no interior. Isso é muito importante, principalmente porque Toledo é uma cidade que está crescendo e, se aproveitarmos o momento da forma correta, nossa empresa também cresce”, comenta.
Sobre o InovaMeat
O InovaMeat 2024 tem como realizadores o Sindicato Rural de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com o apoio da Prefeitura Municipal, Embrapa, Sebrae/PR entre outras instituições de pesquisa. A estimativa, segundo a organização, é que a Arena de Inovação Sebrae tenha recebido cerca de mil visitantes.
Camila Agner – Departamento de Imprensa e Comunicação Social – Sebrae-PR