Saúde emite Oficio Circular com orientações aos comerciantes de bebidas e reforça medidas preventivas em Assis Chateaubriand

O município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu o Ofício Circular nº 048/2025-VISA como resposta ao alerta sobre casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas contaminadas. O estado do Paraná registrou casos confirmados e outros em investigação. A ação segue as orientações da Nota Técnica Conjunta nº 360/2025 – DVSAT/SVSA/MS e da Nota Técnica Conjunta nº 11/2025 – DAV/SESA, que detalham os procedimentos para atendimento, notificação e prevenção desses casos.

A Vigilância em Saúde iniciou nesta quarta-feira (8) a entrega presencial de ofícios a estabelecimentos locais, como bares, restaurantes e distribuidores de bebidas, com orientações sobre medidas de segurança. Entre as principais recomendações estão: Licença sanitária- conforme as normativas vigentes; boas práticas de manipulação e condições higiênico-sanitárias adequadas; garantia da procedência e rastreabilidade das bebidas por meio de notas fiscais; verificação da integridade dos lacres e adequação da rotulagem, incluindo número de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e informações claras e legíveis. Em caso de bebidas importadas, confirmação da presença do selo de IPI.

Além disso, os comerciantes devem estar atentos a variações entre produtos semelhantes, como diferenças no formato de vasilhames, tampas, lacres, selos e rotulagem, que podem indicar adulteração. Caso haja suspeita de comercialização ou distribuição de bebidas adulteradas, é imprescindível informar imediatamente a Vigilância Sanitária Municipal e colaborar com as investigações. Nesta quarta-feira dia 8 a equipe iniciou a entrega do Oficio em vários estabelecimentos.

A vice-prefeita licenciada e Secretária de Saúde, Franciane Micheletto, destacou que essas ações também serão reforçadas durante a Expo Assis 2025, que inicia no dia 16 de outubro. Expositores que comercializarão bebidas no evento receberão orientações específicas para garantir a segurança dos consumidores.

A iniciativa reafirma o compromisso do município com a saúde pública, reforçando a importância da vigilância e do cumprimento das normativas para evitar novos casos de intoxicação.