Reunião com familiares aborda avanços e demandas no atendimento a pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA)

Camila Angst

Atualmente, 12 crianças e um adulto possuem laudo médico em Maripá

O prefeito Rodrigo Schanoski e a vice-prefeita Janaína Müller Geraldi se reuniram na segunda-feira (18), no Paço Municipal, com familiares de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) para abordar os avanços e demandas no atendimento especializado. Também participaram da reunião o secretário de Educação, Jony Neilton Zils, o assessor jurídico, Paulo Guaraná, a coordenadora pedagógica, Ivanete Molinari e a advogada, Camila Castanha Chagas De Carli, representando a AUPAR Palotina – Associação de Amigos dos Autistas de Palotina e Região.

Atualmente, 12 crianças e um adulto possuem laudo médico em Maripá. “O primeiro laudo que temos registrado é de 2011 e os demais a partir de 2019, por isso este tema é relativamente novo, complexo e desafiador. Há muito a aprender para que possamos criar políticas públicas de forma a atendê-los em todas as áreas, principalmente na saúde e na educação”, destaca a vice-prefeita, Janaína.

De acordo com o prefeito Rodrigo Schanoski, alguns avanços já se tornaram realidade, mas ainda há muito a ser feito. “Abrimos hoje as inscrições para o processo seletivo onde será contratado fonoaudiólogo e professor da educação especial, já pensando nestas crianças. Hoje o atendimento de fono é realizado em Toledo pelo Ciscopar, mas nosso objetivo é ter novamente este profissional em nosso quadro de servidores”, relata.

“Também estamos encaminhando a contratação de uma empresa para prestação de serviço de equoterapia, realizada com cavalos, a qual precisa de uma equipe com vários profissionais e, a longo prazo, a criação de um centro de atendimento multidisciplinar para atender não apenas as pessoas com TEA, mas diversas situações que demandam um atendimento de equipe”, afirma.

Na rede municipal de ensino, sete crianças com TEA são atendidas no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Casinha Feliz e na Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli. “O primeiro passo foi a orientação dos auxiliares de turma que acompanham estes estudantes e, após este trabalho, tivemos um retorno muito positivo”, explica o secretário de educação, Jony Zils.

FORMAÇÃO – A capacitação dos profissionais da educação sobre o tema já vem sendo desenvolvida desde o início do ano. Na primeira etapa da formação continuada, em fevereiro, os professores e educadores infantis da rede municipal tiveram uma capacitação com o tema: Transtorno do Espectro do Autismo – TEA: características, diagnóstico e intervenção.

Nesta sexta-feira (22), a segunda etapa da formação vai abordar o tema “Música e TEA”, destinado para professores da educação infantil e ensino fundamental I. O tema será abordado das 8h às 12h e das 13h15 às 17h15, no Centro Cultural.

PALESTRA – Nesta sexta-feira (22) o Município de Maripá realiza uma palestra aberta para toda a população com o tema “Autismo, e agora?”. O evento terá início às 19h, no Centro Cultural. “É uma palestra gratuita, com o objetivo de envolver toda a comunidade nesta luta. Aprender sobre o tema é o primeiro passo para a inclusão”, convida Janaína.

O tema será abordado pela profissional Daline Bortoloto Ferrari Farias. Ela possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense (2004), Especialização em Arte Educação (2006) pelo ESAP. Especialização em Educação Infantil (2017) pela UNIOESTE. Especialização em Musicoterapia – CENSUPEG/Cascavel. Professora da Prefeitura Municipal de Toledo. Tem experiência na área de Educação e Musicalização Infantil. Atuou como coordenadora da área de Arte na Secretaria Municipal de Educação -Toledo/PR (2013/2020). Trabalha com formação de professores na área de Arte e Musicalização. Atualmente atua como Musicoterapeuta no Centro Integrado de Politicas Educacionais (CIPE) Toledo/PR.