Reunião apresenta próximos passos para criação do Consórcio Intermunicipal para tratamento de resíduos sólidos

Camila Angst / Assessoria

O principal objetivo do consórcio é transformar um passivo ambiental, que são os resíduos sólidos produzidos nos municípios, em matéria prima, tornando-se autossustentável.

O Município de Maripá sediou, na manhã desta quinta-feira (1º), na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião de trabalho que apresentou os próximos passos para criação do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Vale do Piquiri para tratamento de resíduos sólidos. O principal objetivo do consórcio é transformar um passivo ambiental, que são os resíduos sólidos produzidos nos municípios, em matéria prima, tornando-se autossustentável.

Camila Angst / Assessoria

Participaram da reunião o prefeito de Maripá Rodrigo Schanoski, a vice-prefeita Janaína Müller Geraldi, o presidente da Câmara de Vereadores Diego Eduardo Stange, demais vereadores da cidade e servidores. Também estiveram presentes o prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, o prefeito Valter Aparecido Souza Correa de Assis Chateaubriand, o vice-prefeito de Santa Helena Clademar Maraskin, o gestor de convênios da Itaipu Binacional Edino Krug, além de vereadores, equipe técnica, assessoria jurídica e outras lideranças locais e da região.

Para o prefeito Rodrigo Schanoski, a iniciativa conjunta é a solução com melhor custo benefício para os municípios envolvidos. “A gestão e o tratamento dos resíduos sólidos é um desafio de todos os municípios da região e a criação do consórcio busca solucionar essa problemática de forma conjunta, transformando esse passivo ambiental em um ativo, contribuindo para melhorar o meio ambiente”, ressalta.

Camila Angst / Assessoria

Os próximos passos envolvem a assinatura do contrato do consórcio pelos municípios participantes e a inclusão de dotações suficientes à cobertura das responsabilidades financeiras para celebração do Contrato de Rateio e Contrato de Programa.

A apresentação foi coordenada pela chefe de gabinete da Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente de Palotina, Jianice Frigo. Além de Maripá, abrangem a iniciativa os municípios de Palotina – onde seria construída a sede deste consórcio – Terra Roxa, Assis Chateaubriand, Santa Helena, Francisco Alves e Pato Bragado.