Rede Antirracista Quilombação comemora seus 12 anos de luta contra o racismo

Imagem: Divulgação/Quilombação

Para celebrar a data, a rede traz gravações de vídeos com depoimentos que serão compartilhados nas redes sociais

 

A Rede Antirracista Quilombação, fundada por estudantes de pós-graduação que lutavam por cotas raciais na USP, estará celebrando no próximo sábado, dia 13 de dezembro, 12 anos da sua existência. Para marcar a data, além da celebração no programa do canal da revista Fórum, chamado Ação Negra na Fórum, serão produzidos e compartilhados nas redes sociais pequenos vídeos feitos por amigos e membros.

Homem negro vestindo uma bata azul e uma touca da mesma cor segurando um microfone
Dennis de Oliveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Criada em um evento realizado na Escola de Comunicações e Artes (ECA), da USP, no dia 13 de dezembro de 2013, a entidade é uma homenagem ao sociólogo Clóvis Moura, falecido na mesma data. “A ideia era construir uma organização em rede, efetivamente suprapartidária, com o objetivo de transformar o conhecimento construído na Universidade em uma prática social e política”, diz Dennis de Oliveira, professor da ECA e um dos fundadores da rede.

Conquistas e desafios

Uma das principais conquistas da Rede Quilombação foi qualificar a discussão racial, chegando a ter atuação internacional ao participar do seminário de experts da ONU sobre racismo e intolerância, em 2017. Em 2022 foi convidada por este mesmo órgão a participar da campanha Stop Racism, que consistia na produção de podcasts sobre o tema do racismo.

Atualmente a entidade vem se esforçando em desenvolver projetos de letramento racial para colaborar na construção de culturas institucionais não racistas em todos os espaços. “Os nossos desafios são consolidar a organização criando uma sustentabilidade regular nos seus projetos e também construir parcerias com outras organizações que estão surgindo”, declara Dennis.

Instituto Quilombação

A entidade está constituindo o Instituto Quilombação para desenvolver projetos que busquem fortalecer a luta contra o racismo em empresas, órgãos públicos, ONGs e outras instituições. “Consideramos que é dever de todos lutarem e superarem o racismo como condição indispensável para a plena democracia para todos”, finaliza Dennis.

Mais informações: quilombacao@gmail.com e no canal da Revista Fórum chamado Ação Negra, apresentado todos os sábados, às 11 horas, no link: https://www.youtube.com/playlist?list=PL0M7rdgIk2iiWFzvFMvn8Jn6hfhfogyUP


Marcos Santos – Jornal da USP