RECICLA MARIPÁ: Novo lote de sacos de ráfia está disponível para retirada; confira os locais

A distribuição dos sacos de ráfia é uma das ações que integra o programa Recicla Maripá, coordenado pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos de Maripá informa aos cidadãos maripaenses que está disponível para retirada um novo lote de sacos de ráfia usado na coleta seletiva dos materiais recicláveis.

Na sede do município, os moradores podem retirá-lo na Prefeitura Municipal ou no Bloco B da Escola Kuroli. Quem mora nos distritos de Candeia e Pérola Independente podem retirar a embalagem de ráfia nas Subprefeituras. Está disponível uma unidade por residência.

A distribuição dos sacos de ráfia é uma das ações que integra o programa Recicla Maripá, coordenado pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Uma campanha de conscientização também está sendo veiculada em rádios, portais de notícias e redes sociais com o mote “Para o mudar o mundo, podemos começar com atitudes simples como reciclar!”. O objetivo é levar ao conhecimento de toda população o calendário da coleta seletiva e convocar os cidadãos para que façam a sua parte: separar corretamente os materiais e ficar atendo aos dias de coleta.

RECICLÁVEL – Na sede do município, a coleta dos resíduos recicláveis ocorre na quarta-feira. Já nos distritos de Candeia e Pérola Independente os recicláveis são recolhidos na segunda-feira, ambos no período noturno.

Podem ser depositados todos os materiais recicláveis como: vidro, plástico, papelão, papel e latas de alumínio. É importante lembrar que os recicláveis devem ser higienizados, seja com água de reuso (evitar água potável) ou com um guardanapo. Isto evita mau cheiro e a contaminação dos materiais pela proliferação de fungos e bactérias. O isopor usado para marmitas, por exemplo, também pode ser descartado no dia dos recicláveis, desde que limpos.

REJEITO E ORGÂNICO – A coleta dos rejeitos e resíduos orgânicos é realizada aos domingos, terças e quintas-feiras em todo o município. Estes resíduos podem ser depositados para coleta em sacolas comuns.

Rejeitos são aqueles resíduos que não podem ser reciclados, como é o caso do papel higiênico, guardanapo, fraldas entre outros. Já os resíduos orgânicos são de origem animal ou vegetal como restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo.