“REALMAR A ECONOMIA”: Livro inspirado em apelo do Papa Francisco tem lançamento em Toledo

Paulo Weber Junior / CENTRO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO / DIOCESE DE TOLEDO

O Papa Francisco propôs aos jovens estudantes, em 2019, “um pacto para mudar a economia atual e atribuir uma alma à economia do amanhã”. Em sua reflexão sobre o assunto, o Papa defende uma correção dos modelos de crescimento que, segundo ele, são incapazes de garantir o respeito pelo meio ambiente, o acolhimento da vida, o cuidado da família, e equidade social, a dignidade dos trabalhadores e os direitos das gerações vindouras. Para o Santo Padre, é necessário por em prática um modelo econômico novo, pautado na comunhão, fraternidade e equidade. E a inspiração vem de São Francisco de Assis, exemplo da atenção aos frágeis e à uma ecologia integral.

Esse apelo foi ouvido por Ana Carolina Fernandes Alves e Augusto Luís Pinheiro Martins, membros da rede de Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC). O casal estará em Toledo, neste dia 29 de junho, para o lançamento do Livro “Realmar a Economia”, organizado por Eduardo Brasileiro. A apresentação acontecerá em cerimônia marcada às 15h, na Cúria Diocesana, na cidade de Toledo.

O Livro é uma produção coletiva em que Ana e Augusto são autores do artigo “Educar para novas economias”, escrito em conjunto com Ricardo Pereira Alves do Nascimento. Em 320 páginas estão reunidas produções que propõem pensar um novo pacto econômico, mais inclusivo e de cuidado com a criação para que ninguém fique para trás.

No encontro agendado para este dia 29, o jovem casal compartilha ricas experiências vividas nesses anos de estudos propostos por essa matriz franciscana. Dentre elas, a participação em encontro internacional de jovens economistas e empreendedores com o Papa Francisco em 2022, na cidade de Assis (Itália), cuja programação contou com a apresentação de seminários, painéis e mesas redondas para o debate de ideias e projetos com propostas frente aos desafios contemporâneos ligados à economia. Na ocasião, Augusto entregou em mãos ao Papa uma cartilha do projeto Educação Financeira para a Vida (EFV), também fruto da reflexão sobre finanças e espiritualidade.

Paulo Weber Junior / CENTRO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO / DIOCESE DE TOLEDO