Investimento de R$ 95,6 milhões vai pavimentar mais de 21 km entre Nova Aurora, Cafelândia e Tupãssi
As máquinas já estão em campo e as equipes trabalham em ritmo acelerado para a implantação da pavimentação asfáltica dos trechos da PR-574, que liga o Distrito de Palmitópolis, em Nova Aurora, a Cafelândia, e da PR-575, entre Palmitópolis e o Distrito de Jotaesse, em Tupãssi.Uma conquista histórica que beneficia diretamente milhares de moradores dos três municípios e fortalece a atividade econômica mais pulsante da região: o agronegócio.
Para oficializar o início das obras, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no canteiro da empresa responsável, a Contersolo Construtora de Obras, acompanhando de perto os primeiros trabalhos dessa intervenção aguardada há décadas pela população. A obra representa um investimento de quase R$ 95,6 milhões, resultado de uma articulação conjunta entre Governo do Paraná, deputados estaduais e lideranças municipais.
“O Paraná cresce quando investimento chega onde as pessoas vivem e produzem. Esta obra é estratégica porque liga municípios cooperativos, impulsiona a agricultura e dá mais segurança e mobilidade às famílias da região. Estamos construindo desenvolvimento com visão de futuro, valorizando o interior e gerando oportunidades”, afirma Ratinho Junior, governador do Paraná.
O projeto vai pavimentar 21,27 quilômetros. Na PR-574, serão mais de 8 km entre Palmitópolis e Cafelândia, com construção de uma nova ponte sobre o Rio Central, substituição de bueiro triplo por ponte no Rio Iguaçuzinho e implantação de interseção no acesso ao distrito.
Já na PR-575, serão pavimentados mais de 11 km entre Palmitópolis e Jotaesse, além de uma nova ponte sobre o Rio Verde e novas rotatórias no início e no fim do percurso.
Também será construído o novo Contorno de Palmitópolis, com aproximadamente 2 km de extensão, interligando as duas rodovias e garantindo mais fluidez viária e segurança.
“Esta obra representa mais do que asfalto. É dignidade, segurança e desenvolvimento para quem vive no campo e na cidade. Depois de tantos anos de espera, ver as máquinas trabalhando e os recursos assegurados renova a esperança da nossa população. Nova Aurora está avançando com união política, planejamento e compromisso com as pessoas”, destaca o prefeito Aparecido de Paula e Souza, o Pecinha.
Benefícios diretos à população e ao setor produtivo
Além de eliminar os transtornos causados pelo barro em dias de chuva e pela poeira no período seco — garantindo mais saúde, mobilidade e qualidade de vida aos moradores — a pavimentação traz impactos significativos para a economia local.
Os trechos atendem áreas rurais que concentram grande parte da produção agrícola dos municípios e se conectam diretamente à Copacol, uma das principais cooperativas do Paraná, responsável por grande geração de renda, empregos e desenvolvimento regional.
Com vias asfaltadas, o transporte de insumos e produtos ganha rapidez, segurança e previsibilidade, reduzindo custos, evitando desperdícios e facilitando o escoamento da produção.
O próprio processo de execução da obra já movimenta a economia local, ampliando demandas por serviços, mão de obra e oportunidades de renda para trabalhadores das cidades envolvidas.
Parceria que transforma Nova Aurora e região
A pavimentação é fruto da união entre o Governo do Estado e os municípios, com apoio essencial do Governador Ratinho Junior e dos deputados estaduais Batatinha e Gugu Bueno — lideranças que têm sido determinantes para que Nova Aurora avance em infraestrutura, agricultura, turismo e qualidade de vida.
A Câmara de Vereadores de Nova Aurora também tem papel central ao acompanhar, apoiar e defender os interesses da população, promovendo diálogo institucional, garantindo transparência e fortalecendo as conquistas que chegam ao município.
Esperança renovada: agora é realidade
Com maquinário trabalhando, contratos firmados e recursos assegurados, a expectativa é de que a pavimentação transforme de vez a mobilidade, aumente a segurança, fortaleça o setor produtivo e reforce a relação entre cidade e campo.
Após anos de espera, os moradores voltam a enxergar esperança e confiança de que desta vez a obra será concluída e marcará um novo capítulo no desenvolvimento regional.
Aline Sandri – Departamento de Imprensa e Comunicação Social
Município de Nova Aurora
.
.
.
https://www.novaaurora.pr.gov.br/

