Quinta-Feira Santa: a celebração da instituição do sacerdócio católico e da Eucaristia

Revista Cristo Rei / Paulo Weber Jr.

Hoje, Quinta-feira Santa (14/04), em unidade com a Igreja de Cristo vivenciamos em nossas comunidades a celebração da Última Ceia na qual Jesus instituiu o sacerdócio e o Sacramento da Eucaristia.

Foi naquela noite, antes da Paixão de Cristo que, estando reunido com seus discípulos, Jesus dá a eles o múnus de continuar a sua missão. Celebra-se neste dia a Instituição do Sacerdócio e o Sacramento da Ordem no qual a missão confiada por Cristo aos apóstolos continuará sendo exercida na Igreja até os fins dos tempos.

A Missão Sacramental instituída pela Eucaristia é complementada com o gesto do amor ao próximo: o lava-pés significa a dimensão do serviço gratuito para com o próximo. Cristo lava os pés dos discípulos como seu servo e os orienta a fazer o mesmo, uns com os outros. Isto é, inclinar-se como servo diante do irmão a ser servido.

Rezemos por todos os sacerdotes, pedindo a Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, que os ajudem na missão que Cristo os confiou, de conduzir seu povo santo ao caminho do céu.

Que todos os diocesanos vivam bem este momento de profunda espiritualidade e tomem consciência da fidelidade que o Senhor tem para com seu povo. Ele deu a Sagrada Eucaristia, alimento para alma, e o Ministério Sacerdotal com o mandamento do amor gratuitamente.

Desejamos abençoada celebração a todos!

FONTE: Revista Cristo Rei / Paulo Weber Júnior