Qualidade do sono depende cada vez mais de atenção clínica multidisciplinar

www.absono.com.br

Associação Brasileira do Sono promove, dos dias 18 a 24 de março, Semana do Sono com 200 atividades e estudos recentes sobre o tema

A qualidade do sono é um assunto cada vez mais estudado pela ciência. Além da ansiedade e do crescimento dos casos de depressão com as incertezas trazidas pela pandemia, a vida corrida, a qualidade da alimentação, as pressões profissionais e os hábitos do dia a dia contribuem para prejuízos da qualidade do sono da população e a ABS trabalha numa longa jornada no sentido de levar informação adequada para que as pessoas durmam melhor.

A neurofisiologista Márcia Assis, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono (ABS) neurologista e especialista em distúrbios do sono, afirma que adequadas orientações para a população sobre a importância do sono para o bem estar físico e mental são fundamentais para a saúde pública . “Os estudos mostram um crescente aumento de casos de insônia nos últimos 2 anos e procuramos aumentar informações sobre o distúrbio do dono e encurtar o tempo gasto até a procura de ajuda especializada Campanhas de esclarecimentos são essenciais, estamos às vésperas de um grande movimento mundial de conscientização sobre a importância do sono para a saúde, o Dia Mundial do Sono (18 de março) e a Semana do Sono vai contribuir com a apresentação de novos estudos sobre hábitos que podem acentuar a insônia”, explica a Dra. Márcia. Ela ressalta que amenizar a insônia e buscar ajuda especializada são tão importantes quanto ter acesso às orientações e frisa que as perspectivas de tratamento são vistas de forma cada vez mais multidisciplinares.

Semana do Sono – A 18ª edição ocorre neste mês de março. A Ação Mundial, organizada pela World Sleep Society (WSS), acontece entre os dias 18 a 24 deste mês e tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância do sono, através de eventos diários com temas totalmente voltados aos cuidados com o sono.

No Brasil a Associação Brasileira do Sono (ABS) preparou uma ampla programação, bastante versátil do ponto de vista da complexidade das especialidades médicas envolvidas, para dar mais destaque e notoriedade ao assunto, sobretudo no que diz respeito aos efeitos que a má qualidade do sono traz para a saúde e para o organismo. Serão cerca de 200 atividades – painéis, pesquisas, estudos, ensaios clínicos – disponíveis no site www.semanadosono.com.br. “Precisamos de dados e informações fundamentais para desenvolver e orientar a população a ter um sono com maior qualidade.

A ABS é reconhecida e tem sido premiada nos últimos anos como uma instituição de ponta na condução de pesquisas e eventos sobre o assunto. Só no ano passado, a Associação Brasileira do Sono impactou mais de 60 mil pessoas com suas atividades virtuais, foram mais de 100 vídeos Gotas de Sono, 73 lives e 46 webinars nas plataformas digitais.

>>> Fonte: www.absono.com.br   ///// Publicação autorizada por Carla Mendrot/jornalista da Choices Comunicação / São Paulo – SP