Programa de educação ambiental leva grupo da terceira idade para conhecer Unidade de Valorização de Recicláveis

As visitas fazem parte das ações de educação ambiental do Programa Recicla Maripá, que visa conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e será realizada de forma contínua.

A conscientização da população sobre a importância da separação dos resíduos sólidos domiciliares é um grande desafio dos municípios. Para driblar essa problemática, o governo municipal de Maripá iniciou recentemente visitas guiadas à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) e a Unidade de Transbordo dos resíduos orgânicos e rejeitos, recém inaugurados.

Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Assistência Social promoveu a visita com um grupo da terceira idade. Para a maripaense Esti Engelmann, a visita técnica foi muito válida e fundamental para despertar a consciência ambiental.

“Num mundo onde cada vez mais é de suma importância e necessário o cuidado com o meio ambiente, é bom saber como nós, em nossa casa, na nossa cidade tratamos o lixo que produzimos. Cada vez mais é necessário tomar consciência do quanto é importante classificar corretamente o que descartamos. Além de ajudarmos a preservar o meio ambiente, deixamos nosso ambiente/cidade, mais bonito e mais saudável.

As visitas fazem parte das ações de educação ambiental do Programa Recicla Maripá, que visa conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e será realizada de forma contínua.

“Recomendaria a quem tiver oportunidade e interesse que vá conhecer a UVR, pois ajuda a despertar maior consciência que a destinação correta do lixo se faz necessária e é muito importante, tanto para o meio ambiente quanto para nós. Além destes benefícios ainda gerar emprego e renda. Educação em todos os sentidos é sempre prioridade”, enfatiza a moradora.

A OBRA – Além de contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a adequação destes espaços vem de encontro com o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O investimento ultrapassou R$ 1,3 milhão e os recursos são oriundos de recursos próprios do Município e de convênios com a Itaipu Binacional.