Dengue: primeiro LIRAa é divulgado em Assis Chateaubriand e o índice está em 4,8%

ASSESSORIA / PMAC

Em alguns bairros número é superior a 10%

Se não bastasse a pandemia do novo Coronavírus que atinge todo o mundo, novamente os gestores municipais terão uma preocupação por conta da dengue. Assis Chateaubriand já passou por várias epidemias em anos anteriores. E o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano de 2021, foi divulgado nesta quarta-feira-feira (12) pela Secretaria de Saúde do município de Assis Chateaubriand e o resultado é preocupante. No período de 4 a 9 de janeiro foram vistoriados 1.152 imóveis e 46 foram notificados. O índice ficou em 4,8% sendo considerado como alto risco para o município. Vale lembrar que o Ministério da Saúde considera como satisfatório quando o índice está abaixo de 1%.

Foi apontado que em alguns bairros o índice é superior aos 10% e todos os moradores destas localidades devem ficar atento e cuidar. A situação mais grave é do Conjunto Cristo Rei e Tropical onde chegou a 13,15%, o Jardim Progresso lado da Escola Nelita Ramos Sabella chegou a 12,22% e o Jardim Paraná 1 e 2, sendo 10,52% e 7,89% respectivamente.

No município de acordo com informações são 13 casos confirmados e conforme o Secretaria de Saúde Fábio Fantin Camilo o momento é de cada fazer a sua parte. “Nós estamos em uma região de epidemia de dengue, pois os municípios da 20ª Regional de Saúde, inclusive Assis Chateaubriand são de risco para epidemia de dengue em todos os anos por isso devemos ficar sempre atentos com relação ao assunto”, frisou o Fábio

Ações

No inicio desta semana ocorreu uma reunião envolvendo Secretaria de Saúde e Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos para realizar a limpeza da cidade. Um cronograma será desenvolvido e os agentes, juntamente com carro de som estarão divulgando dando um prazo para que a população possa estar realizando a limpeza do quintal, tirando tudo que possa acumular água sendo colocado a frente das residências e na sequencia a equipe do Serviços Urbanos estará fazendo a recolha, mas é extremamente importante lembrar que só poderão fazer o procedimento quando houver a comunicação do município. “ É uma coleta voluntária a gente pede para que as pessoas limpem seus quintais, o município estará recolhendo os materiais através do cronograma de limpeza, mas todos os munícipes devem ter a responsabilidade de manter seus quintais limpos, gosto sempre de dizer que o combate a dengue é um conjunto de responsabilidade pois enquanto munícipio temos nossas obrigações, no entanto como cidadão todos somos responsáveis”, destacou o Secretário de Saúde.

Fiscalização

Nas próximas semanas também serão fiscalizados os terrenos baldios. Já foi feito um levantamento e constatado os bairros que estão com problemas de mato nos terrenos e desta forma nos próximos dias será iniciado uma fiscalização nos terrenos baldios. “As pessoas tem o terreno baldio, tem o investimento, mas deve zelar pelo seu bem, pois qualquer objeto ou até mesmo uma sacola plástica trazida pelo vento e pare no mato e acumular água também, por isso é importante vistoriar o terreno a casa onde mora” lembrou o secretário.

Ainda está sendo feito um levantamento com relação aos bueiros que estão entupidos e nos próximos dias também já deve começar a ser realizada a limpeza de bueiro.

Ouça o que falou sobre o assunto o secretário de saúde, Fábio Fantin Camilo:>>