Presidente do TRE-PR assegura eleições transparentes, rápidas e seguras em evento com juízas e juízes eleitorais

Foto: Bernardo Gonzalez

O 2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência da Justiça Eleitoral teve início em Curitiba nesta quinta-feira (30). Na abertura, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, ressaltou para juízas e juízes eleitorais paranaenses que a segurança e a inteligência são alicerces “do objetivo maior da Justiça Eleitoral, que é garantir a realização das eleições de forma transparente, rápida e segura”.

“Investimos em inteligência e em ações de comunicação, bem como em equipamentos de segurança, para que o eleitorado seja sempre bem informado sobre tudo o que fazemos e tenha a certeza de que trabalhamos com respeito, transparência e, especialmente, responsabilidade”, salientou.

Compondo a mesa de autoridades, o juiz membro da Corte do TRE-PR e presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE-PR, doutor Rodrigo Gomes do Amaral, explicouque a Comissão trabalha para “garantir a preservação do processo eleitoral e a integração do sistema de Justiça Eleitoral com as forças de segurança”.

O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), doutor Rui Moreira de Oliveira, representando o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, destacou que “nós, da Justiça Eleitoral, não temos a menor dúvida com relação à segurança, à transparência e à lisura do processo que reflete a vontade da sociedade”.

Apresentação inicial

Também compuseram a mesa de abertura a doutora Janaína Bruel Marques (MPPR – Núcleo de Inteligência); o doutor Wagner Mesquita (SESP); o doutor Omar Haj Mussi (SRPF-PR); o doutor Silvio Jacob Rochembach (Polícia Civil); o coronel Hudson Leôncio Teixeira (Polícia Militar); o inspetor Antonio Paim (SRPRF-PR); e o coronel Péricles de Mattos (SMDST).

“Um olhar sobre a Inteligência na Justiça Eleitoral”

O primeiro painel foi mediado pelo juiz membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, doutor Roberto Ribas Tavarnaro.

Com o assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do TSE, doutor Disney Rosetti, a coordenadora de Inteligência do TSE, doutora Mara Fregapani Barreto, e o agente da Polícia Judicial do TRE-PE, doutor João Germano dos Santos Filho.

“As particularidades do inquérito policial e o combate à desinformação”

Com o delegado da Polícia Federal (PF) e coordenador-geral de Repressão a Crimes Fazendários (CGPFAZ/DICOR/PF), doutor Cleo Matusiak Mazzotti.

“Segurança dos candidatos à Presidência da República e questões de Inteligência”

Com o delegado da Polícia Federal e coordenador de Proteção à Pessoa (CPP/DIREX/PF), doutor Thiago Marcantonio Ferreira.

“Inteligência e Segurança: aspectos comuns entre a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral”

Com o delegado da Polícia Federal e diretor de Inteligência Policial (DIP/PF), doutor Alessandro Moretti.

“A Comunicação na segurança do processo eleitoral e no combate à desinformação”

Com o secretário da Comunicação Social do TRE-PR, Marden Machado, a coordenadora de Comunicação Social, Rubiane Kreuz, e a chefe da Seção de Jornalismo, Melissa Medroni.

—–

Texto: Laura Borro
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR