Preservação: Prefeitura de Assis intensifica trabalhos e recupera novas nascentes

Assessoria

Investimento tem por objetivo preservar afluentes do Rio Alívio, que abastece a água potável do município

Fortalecendo seu propósito de preservar um dos mais importantes recursos naturais do planeta, o Governo de Assis Chateaubriand segue com o projeto para recuperação de nascentes e novos trabalhos foram realizados nos últimos dias. Em parceria com a Itaipu Binacional, o mesmo já proporcionou que 14 minas danificadas fossem restauradas, garantindo a conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Alívio, responsável pelo abastecimento da estação de tratamento da Sanepar que gera a água potável do município.

Executado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Transportes em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, o trabalho recuperou e protegeu quatro nascentes localizadas na comunidade Zé Lulu, duas no Ramal 635, duas na Gleba Tupãssi, uma no Ramal X e uma no Ramal Liberato Antônio Sarro, além de outras quatro no Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto Florestal).

O projeto consiste no reparo de minas danificadas, a partir do desassoreamento do local e a construção de uma vedação com pedras e cimento. Desta forma, há uma reversão de processos erosivos do solo e as vertentes de água são desobstruídas.

“Neste ano, nosso objetivo é promover a recuperação de mais de 30 nascentes em várias regiões do município. Para isso, estamos realizando um levantamento daquelas que precisam receber a manutenção e os interessados pelo serviço podem procurar a Prefeitura”, disse o prefeito, João Pegoraro.

Recentemente, o Município abriu um cronograma de pedidos e os interessados ainda podem procurar o setor Protocolo do Paço Municipal, onde devem preencher uma ficha que será encaminhada à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Transporte. Até o momento, a lista de espera conta com 12 nascentes. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3528-8466.