Prefeito Valtinho implanta equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental

Objetivo é fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

A Secretaria Municipal de Saúde implantou neste mês de setembro, um novo serviço, a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM). A equipe conta com 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 médico e 1 estagiário de psicologia. Este projeto foi elaborado com o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) constituindo estratégia para implementar a assistência em saúde mental do município, com o intuito de ofertar maior efetividade no tratamento de base comunitária em Saúde Mental.

O índice de transtorno mental já era significativo, e com a pandemia do COVID-19, a situação se agravou ainda mais. A mudança brusca de rotina que a pandemia causou na vida e no trabalho das pessoas trouxe impactos também para a saúde mental, pessoas em sofrimento psíquico, devido os agravantes que a Pandemia tem trazido, como o luto, desemprego, e outros agravos sociais, motivaram a gestão municipal a implantar da EMAESM. Desta forma, vemos uma grande visibilidade na implantação desta equipe com o intuito de conseguirmos sanar uma grande parte dos atendimentos que hoje se encontram na fila de espera, organizar o fluxo de atendimento e também atender às novas demandas que estão surgindo com a pandemia.

Serão atendidas neste serviço as pessoas com transtorno mental e transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas com classificação de médio risco em saúde mental.

Os pacientes serão atendidos na Atenção Primária em Saúde, onde será realizado a Estratificação de Risco em Saúde Mental e os pacientes com pontuação de alto risco são encaminhados para o CAPS I. Os pacientes com pontuação em médio risco serão direcionados para a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental. E os pacientes com classificação de baixo risco, serão inseridos no plano de cuidados da atenção primária em saúde.

Ressalta-se que a equipe de EMAESM não é porta-aberta, sendo assim, os encaminhamentos somente ocorrerão a partir da atenção básica e/ou do CAPS. As atividades da AMENT serão integradas aos demais serviços da rede de atenção à saúde e da rede intersetorial do Município.

Esse serviço vem como uma proposta de atenção comprometida de fato com o desenvolvimento de novas formas de cuidado, que melhorem a qualidade de vida e garantam os direitos de cidadania às pessoas com transtornos mentais e seus familiares.

“Continuamos ainda com a pandemia, onde todos os cuidados são necessários, mas precisamos avançar na saúde, assim como estamos com o Programa Fila Zero, na questão de ortopedia, foi nos apresentado esse aumento na procura na área da saúde mental, agravado até mesmo pela pandemia, então sentamos, ouvimos, discutimos e iniciamos esse novo serviço para acompanhar essas pessoas. A equipe fará o acolhimento a partir do encaminhamento tanto do CAPs- Centro de Atenção Psicossocial, quanto da atenção primária. Estamos também chamando os pacientes que estavam na fila de espera para psicólogo e isso foi outro fator para implantar o atendimento dessa equipe. Queremos melhorar a qualidade dos serviços de saúde mental em nosso município e assim estruturar e dar o melhor atendimento aos pacientes”, assegurou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

“Nós fizemos uma avaliação das buscas em nossos serviços em relação ao serviço mental e por este motivo vimos a necessidade da implantação e com incentivo e apoio do prefeito Valtinho isso foi possível. Temos uma equipe qualificada e preparada para o atendimento”, esclareceu o Secretário Fábio Fantim Camilo.

“Essa equipe foi credenciada no Ministério da Saúde, onde foi elaborado um projeto técnico encaminhamos e discutimos com a gestão municipal onde o prefeito Valtinho e o secretário Fabio Fantim entendem a importância da implantação desse serviço, uma vez do crescente número de pacientes com transtornos mentais, do agravamento dos quadros de saúde mental provenientes da pandemia”, salientou Adriani de Fátima Cardoso, Coordenadora da Atenção Primária.