Prefeito Valtinho e gerente regional da Copel, discutem falta de energia no interior

Na pauta falta de energia nos distritos de Bragantina, Encantado do Oeste e Estrada Bucalão

Atento sempre a todas as situações que ocorrem no município, o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, tratou na sexta-feira (5), com o gerente Regional da Copel, Carlos Eduardo Galina, sobre situações pontuais de falta de energia em algumas localidades do interior do município.

Conforme detalhes o fato na estrada do Bucalão, após a passagem de uma chuva forte que provocou a falta de energia na localidade, e equipes da Copel realizaram a recomposição na manhã do dia seguinte da maior parte da rede, restando apenas um ramal sem energia devido a postes quebrados. Ato contínuo equipes de manutenção foram para o local para a execução dos serviços, no entanto encontraram mais árvores caídas, cabos rompidos em meio ao mato, o que dificultou um pouco mais os serviços na localidade. No segundo dia a equipe conseguiu energizar mais um trecho, no entanto haviam mais defeitos na rede os quais foram solucionados no terceiro dia após o início das interrupções. “No primeiro dia de ação das equipes da Copel, foram solucionados mais de 90% da falta de energia, mas o fato dos postes quebrados e cabos rompidos postergou dois dias a mais os trabalhos que foram concluídos posteriormente”, detalhou Galina.

Na região do distrito de Bragantina, onde ocorreram alguns episódios da falta de energia, tal fato ocorreu pela queda dos dois postes que caíram após o temporal que afetou aquela região também. “No dia seguinte a segunda fonte que atende a subestação de Bragantina que vem de Toledo, apresentou um defeito, com rompimento de cabos e conexões de rede e assim a equipe não conseguia energizar pela terceira fonte devido a uma obra que está em andamento em Bragantina, onde foram instalados dois religadores automatizados e feito mais algumas melhorias internas e que já está em fase de conclusão agora no decorrer do mês de maio passa a operar 100% de forma automática a subestação de Bragantina no que diz respeito à inversão de fonte então a expectativa é que melhore bem a confiabilidade do fornecimento de energia na região de Bragantina”, pontuou o chefe regional Carlos Galina.

Já sobre a situação do distrito do Encantado do Oeste, conforme a Copel estava ocorrendo problemas de queda de tensão e sobretensão, maioria oriundo questão da geração distribuída e também das cargas pesadas que são ligadas na área rural no período da noite. “O equipamento que faz o controle da regulação dessa tensão na rede foi substituído por um novo com as funções que são necessárias para devida correção da tensão da rede”, finalizou Galina

Oportunamente Carlos Eduardo Galinha ainda fez a entrega de uma série de cards e folders informativos de materiais sobre alguns programas socioambientais da Copel que o município pode estar solicitando junto a Copel a atuação na cidade como: palestras das escolas e o Programa Florestas Ciliares e outros.

Ainda foi apresentado ao chefe do poder executivo, algumas novidades que estão sendo implantadas, como é o caso do Programa Rede Elétrica Inteligente (REI), tecnologia que automatiza o sistema, tornando-o mais eficiente, seguro e confiável, sem nenhum custo para o consumidor, essa nova tecnologia vai reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos. Isso porque, quando houver quedas de energia, o medidor inteligente avisa imediatamente a Copel. E o consumo ainda pode ser controlado pelo cliente por meio de um aplicativo de celular.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, fez questão de agradecer ao gerente da Copel pelas explicações dos episódios ocorridos. “Quero agradecer a Copel através do gerente regional Carlos Eduardo Galina por vir até o município e apresentar o plano de ação e tudo o que está sendo feito para sanar a falta de energia ocorrida após as fortes chuvas”, salientou Valtinho.