Pix se torna o meio de pagamento mais usado por brasileiros em compras online

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Pix caiu mesmo no gosto dos brasileiros e já é o meio de pagamento mais usado para compras online. É o que revela a TIC Domicílios, pesquisa sobre acesso à internet produzida pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (31), é feito a cada dois anos e mostra um crescimento na busca por esse método de pagamento.

A representação do Pix saltou de 66% para 84% de 2022 e 2024 entre os usuários que compraram produtos na internet nos 12 meses anteriores.

O cartão de crédito, que era a modalidade preferida dos compradores virtuais, recuou de 73% para 67%. O boleto, por sua vez, registrou maior queda, saindo de 43% para 24%.

A facilidade para o uso do Pix, além dos descontos oferecidos pelos lojistas e o fato de que muitas pessoas não possuem cartão de crédito contribuem para que a modalidade tenha ganhado destaque entre os compradores.

Importante lembrar que o Pix também ganhou novas funcionalidades como Pix agendado recorrente passou a ser obrigatório desde segunda-feira.

E na próxima semana, o BC (Banco Central) deve detalhar como vai funcionar o pagamento por aproximação do Pix, que terá uma função similar ao “cartão wireless. A expectativa é que a nova funcionalidade seja disponibilizada aos usuários ainda neste ano.

Usuários que compraram produtos ou serviços pela internet nos últimos 12 meses, por meio de pagamento (%)

Meio de pagamento 2022 2024
Pix 66 84
Cartão de crédito 73 67
Débito online ou transferência bancária 36 36
Pagamento na entrega 29 27
Serviço de pagamento online 28 26
Boleto bancário 43 24
Pontos de programas de
recompensas ou resgate
12 10
Cartão de presente ou voucher online 5 5

 


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