Pe. Luiz Carlos Franzener completa Jubileu de Prata sacerdotal nesta terça-feira

REVISTA CRISTO REI

Completando 25 anos de ordenação presbiteral nesta terça-feira (13/07), Pe. Luiz Carlos Franzener, pároco da Paróquia São Cristóvão, em Toledo, recebe as felicitações de toda a Diocese.

Catarinense de Ibicaré, Pe. Luiz nasceu no dia 4 de junho de 1971. Filho de Bráulio Franzener e Inês Krul Franzener. A família chegou ao Paraná em 1975,  fixando residência  em Quatro Pontes. Luiz é o primeiro dos três filhos do casal, sendo seus irmãos Marisa e Gilmar.

Sua formação seminarística iniciou em 1986. Por três anos (1986-1988) fez parte da comunidade do Seminário São José, em Cascavel, enquanto realizava o ensino médio no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

Entre 1989 a 1991, residindo no Seminário Maior da Diocese, Maria Mãe da Igreja, cursou Filosofia na Unioeste, campus de Toledo.

De volta a Cascavel durante os anos de 1992 a 1995, residindo no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, cursou a Teologia no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (Cintec).

Recebeu o Ministério do Diaconato no dia 23 de março de 1996 em celebração realizada na Paróquia São Pedro e São Paulo. Nessa Paróquia exerceu seu ministério diaconal. Em 13 de julho de 1996, 25 anos atrás portanto, inspirado pelo lema “Levanta-te, toma o teu leito e anda” (Mc 2,9), Luiz Carlos apresenta-se perante o bispo D. Lúcio Ignácio Baumgaertner  e à comunidade para receber a o Sacramento da Ordem em seu segundo grau, em celebração realizada na Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Quatro Pontes.

Ao longo desses 25 anos como padre, Pe. Luiz desenvolveu uma bonita caminhada de atuação presbiteral:

De 1996 até julho de 1999: na Paróquia São Pedro e São Paulo, Toledo;

De 1999 até maio de 2003: curso de pós-graduação (Mestrado), residindo em Roma, no Colégio Pio Brasileiro e estudando no Pontifício Instituto Bíblico.

De junho de 2003 até janeiro de 2004: trabalhou na Paróquia Santa Margarida, em Vila Margarida, de Marechal Cândido Rondon;

De fevereiro de 2004 até julho do mesmo ano: na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Tupãssi;

Em agosto de 2004: foi morar em Cascavel, quando assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cascavel, Bairro Neva. Ali pode atuar de maneira mais intensa junto ao curso de Teologia;

Em 2011 e 2012: atuou como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand;

De 2013 a 2015: foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Tupãssi;

No dia 6 de março de 2016: iniciou seus trabalhos como Pároco na Paróquia São Cristóvão, juntamente com Pe. Roberto Lopes de Souza.

A vida sacerdotal do Pe. Luiz também é marcada pelos serviços prestados no magistério contribuindo na formação permanente dos leigos, dos seminaristas e das religiosas, atuando nas áreas da Sagrada Escritura, espiritualidade, pastoral e tanatologia.

A serviço da Igreja, Pe. Luiz é no momento assessor eclesiástico diocesano do Movimento do Cursilho de Cristandade, do Apostolado da Oração e da Pastoral do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.

Para marcar essa data especial, a Paróquia São Cristóvão onde Pe. Luiz atua, promoveu no último final de semana, as merecidas homenagens ao seu pároco pela passagem do Jubileu de Prata. E hoje, mais uma vez a Diocese de Toledo vem manifestar o agradecimento e consideração ao padre jubilar por essa dádiva e pelo zelo e dedicação para com a Igreja e para com o Povo de Deus. Parabéns Pe. Luiz.

REVISTA CRISTO REI