Pe. David Fiametti é designado assessor para a Pastoral Diocesana do Batismo

Foto: Rafael Sturn

O Batismo é, sem dúvida, um dos Sacramentos de maior relevância dentro da nossa experiência cristã católica. Não é à toa que ele é considerado popularmente dentro da Teologia como “a porta para todos os outros Sacramentos”. Quando se fala em celebrar o Batismo, diversas situações vêm à tona, como a correta preparação do batizando para o rito, a digna preparação dos pais e padrinhos, se for o caso, e a administração eficaz do Sacramento dentro de uma celebração litúrgica apropriada.

Na Diocese de Toledo, contamos com o trabalho de preparação para este Sacramento acontecendo em todas as nossas paróquias, com formatações diferentes. Temos equipes próprias que acompanham este trabalho, temos pastorais afins como a Pastoral Familiar, que assumem a responsabilidade de preparação dos batizandos e suas famílias, temos até mesmo sacerdotes que em paróquias menores assumem completamente este ofício.

Há muito tempo a Diocese estudava a articulação de uma Pastoral do Batismo própria que pudesse oferecer apoio e certa unidade no trabalho de administração do destacado Sacramento. Com a publicação do Diretório para os Sacramentos da Diocese de Toledo, na Páscoa passada, as orientações claras e objetivas com elementos voltados ao Batismo como temário formativo para pais e padrinhos, perfil dos padrinhos para o sacramento e normas para a correta celebração litúrgica do mesmo, possibilitaram a estruturação de um trabalho próprio e identitário para a Pastoral do Batismo.

Para acompanhar os trabalhos, D. João Carlos Seneme designou Pe. David Fiametti (atualmente vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Assis – Assis Chateaubriand) como assessor da Pastoral do Batismo.

Cabe ao Pe. David num primeiro momento, organizar uma equipe diocesana de coordenação da Pastoral para ajudá-lo na condução dos trabalhos. Pe. David, ainda neste mês de setembro, inicia um calendário de visitas às comunidades paroquiais e aproximação com as equipes existentes.

Ao Pe. David a gratidão da Diocese de Toledo pelo “sim” a esta nova missão e nossos desejos de um bom trabalho.

Informações: Revista Cristo Rei  /// Foto: Rafael Sturn