Participantes do projeto Parlamento Jovem do TRE-PR, ex-vereadores mirins concorreram nas Eleições 2020

TRE - PR

Pelo menos três ex-vereadores mirins, participantes do projeto Parlamento Jovem do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), concorreram nas Eleições 2020. Um deles, Leonardo Flores dos Santos, foi eleito o quarto vereador mais votado de Iporã, no noroeste do Paraná.

O Parlamento Jovem é um projeto da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) desenvolvido em todo o estado pelas zonas eleitorais. A iniciativa estimula a atuação do jovem na sociedade, promovendo conhecimento sobre o processo eleitoral e o Poder Legislativo e destacando a importância da política no cotidiano. O projeto busca tornar os eleitores mais críticos, reflexivos e com uma melhor formação política. Além disso, fomenta a candidatura de jovens com novos aprendizados e ideias.

Jeane Islena

Jeane Islena, de 20 anos, foi vereadora mirim em 2018 e candidatou-se ao cargo de vereadora em Araucária (PR) neste ano. A jovem é moradora da zona rural, vem de uma família de agricultores e sempre estudou em escola pública. Jeane foi vereadora mirim pela maior escola do município, o Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski.

“Durante o projeto, conseguimos aprender muito sobre o processo legislativo. Criamos e apresentamos nosso projeto de lei. Também foram abertas novas portas, novas possibilidades, que foram importantes para o meu desenvolvimento”, declara.

Para ela, a candidatura foi uma grande experiência. “Eu já sabia que queria estudar e trabalhar na área política. Quando surgiu a oportunidade, fiz a melhor campanha possível para ingressar no parlamento”, afirma. Apesar de não ter sido eleita, a jovem pretende continuar na vida política. “Sei que tenho muitos caminhos e possibilidades para trabalhar politicamente e vou buscar a melhor forma”, diz.

Para a ex-vereadora mirim, o Parlamento Jovem foi de extrema importância em sua comunidade. “Hoje, temos alguns movimentos locais juvenis que se formaram em decorrência projeto ou de ações por ele estimuladas”, revela.

Leonardo Flores dos Santos

Leonardo, de Iporã (PR), participou do Parlamento Jovem na adolescência. Desde criança, possuía uma inclinação para a política. “Acompanhei campanhas eleitorais com minha família, ia em comícios, usava camisetas e balançava bandeiras. O Parlamento Jovem aguçou meu interesse e percebi que, como vereador, poderia contribuir mais com minha cidade”, diz.

Neste ano, Leonardo candidatou-se a vereador em Iporã e foi eleito como o quarto candidato mais votado. “Eu tinha a missão de, em 40 dias, me tornar conhecido e fazer com que as pessoas acreditassem num jovem que tinha acabado de completar 18 anos. Consegui”, conta.

Ao receber a notícia de que havia sido eleito, Leonardo ficou muito feliz. “Foi incrível. Eu sempre soube que seria difícil, principalmente porque lancei a candidatura em um partido muito concorrido. Mas, por outro lado, nunca deixei de acreditar que seria possível”, relata.

Leonardo considera o Parlamento Jovem um projeto de grande importância em sua vida. “Eu já tinha vontade de ser político, mas essa iniciativa do TRE-PR veio reforçar essa inclinação. Esse projeto mudou minha vida”, declara o vereador eleito.

Bernardo Ribeiro Bernat

O estudante Bernardo Ribeiro Bernat, de 18 anos, foi o mais jovem candidato a vereador de Curitiba nas Eleições Municipais 2020. Em 2018, Bernardo foi vereador mirim pelo Colégio Sesi Boqueirão e foi um dos idealizadores de uma proposta que virou projeto de lei e, recentemente, foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba.

De acordo com a coordenadora do Colégio Sesi Boqueirão, o ex-vereador mirim foi sempre muito comunicativo e envolvido com suas atividades na escola. Atuar no Parlamento Jovem despertou no estudante o desejo de participar da política e sua experiência como vereador mirim foi determinante na decisão de concorrer nas Eleições 2020.

Texto: Beatriz Tedesco
Foto: Acervo pessoal
Tratamento de imagem: Victor Borges Machado
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR