Orientada por equipe do Samu, cunhada realiza parto em domicílio

Luciano Barros / Assessoria

Um parto conduzido por familiares e orientado por telefone. Foi assim que Y. ajudou uma gestante de 20 anos, sua cunhada, a dar à luz uma menina nesta sexta-feira (29), no conjunto Florais do Paraná, em Cascavel. Foram cerca de oito minutos acompanhando as contrações até o parto e ouvindo as orientações médicas do Samu.

A gestante, que mora em Boa Vista da Aparecida, foi até o hospital ainda na madrugada, com dilatação. “O médico disse que era contração de treinamento e o parto poderia ocorrer entre o período de duas horas a até quatro dias. Sendo assim, ela retornou para casa.
Mas não deu tempo de chegar até o hospital e foi preciso fazer o parto em casa mesmo. “Ainda estou com a adrenalina alta, tentando entender como aconteceu. Mas, pela graça de Deus, deu tudo certo, nossa princesa veio”, relata a parteira. Mãe e filha foram encaminhadas para o hospital e passam bem.

MAIS UM BEBÊ
Um parto semelhante também foi registrado na noite de quinta-feira (28), no bairro Veneza, em Cascavel. No segundo caso o médico orientou a própria parturiente a fazer o procedimento. A gestante também de 20 anos, ligou informando que o bebê “está nascendo”. A Uti móvel foi acionada, mas logo o bebê nasceu e o regulador ouviu o choro, orientando cuidados até a chegada da equipe, que complementou condutas e os encaminhou para o hospital.