Ônibus Lilás realiza atendimentos em Assis Chateaubriand

Conscientização e combate à violência contra a mulher

Foi realizado pelo município de Assis Chateaubriand, através da Assistência Social na quarta-feira (24) na Avenida Tupãssi (Pergolado) uma ação contando com o Ônibus Lilás, que é uma unidade móvel de atendimento itinerante para combater à violência contra mulheres e também promover a luta contra o feminicídio e a conscientização dos direitos das mulheres, isso dentro de uma programação do mês de agosto toda voltada para o assunto.

Neste dia a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a famílias e indivíduos – PAEFI, realizou atendimento às mulheres vítimas de violência, também outros serviços públicos e socioassistenciais estiveram presentes. Acadêmicas dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Faculdade Unimeo/Ctesop e outros parceiros participaram do evento. As pessoas que passavam pela praça tinham oportunidade de aferir a pressão arterial, verificar a glicemia.

“É uma demonstração que o nosso município está unido, todos por uma causa nobre que é a pauta da violência contra a mulher para a conscientização das pessoas e através das ferramentas oferecidas sanar os problemas que infelizmente tem aumentado cada vez mais e por isso a ação para conscientizar e isso é possível graças às parcerias com entidades”, assegurou o prefeito Valtinho

“Nós estamos mais uma vez, pois no ano passado já tivemos a oportunidade de receber o ônibus lilás na nossa cidade e esse ano fizemos o pedido e foi concedido novamente, o ônibus lilás em comemoração ao agosto lilás, que é o mês de conscientização da violência contra mulher. Quero lembrar que a nossa equipe está todos os dias à disposição, pois os serviços são oferecidos constantemente”, informou a Secretária de Assistência Social e da Mulher, Izabel Claro.

“Antigamente as mulheres sofriam violências porque não tinham o apoio, muitas vezes se sentiam apreensivas, com medo e se submetiam a muitas violências, tanto física, psicológica, moral, sexual e hoje com esses programas a gente vê que cada vez mais isso vem sendo superado, então é muito importante”, destacou a vereadora Elizandreia Pardinho.

“Desde o início, sempre que o ônibus lilás vem para Assis Chateaubriand a OAB sempre presente, nós formamos uma equipe de aproximadamente 10 advogados para poderem dar orientações jurídicas, instruírem quem procurar, as mulheres que procurar sendo vítima ou não de violência doméstica, nós prestamos esclarecimentos e tiramos dúvidas do meio legal”, disse Jeffry Geraldo Amaral, vice presidente da OAB.

O evento contou com a presença de secretários, diretores e vereadores. Foi servido pipoca aos participantes.