Ônibus Lilás passa por Assis Chateaubriand e mulheres são atendidas

Na oportunidade município divulga retomada do Programa Reconstruindo Vivências

Assis Chateaubriand recebeu nesta quinta-feira (12), o ônibus lilás, que é uma unidade móvel de atendimento itinerante para combater à violência contra mulheres e também promover a luta contra o feminicídio e a conscientização dos direitos das mulheres.

O evento foi realizado na Avenida Tupãssi, área central do município, onde o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, recepcionou as autoridades e parceiros.

O município de Assis Chateaubriand abre nesta oportunidade a campanha municipal de prevenção e enfrentamento a violência contra mulher. A violência é um dos graves problemas que atingem a humanidade, e está entre as principais causas de morte de pessoas com idade entre 15 e 44 anos de uma forma geral.

Em relação especificamente às mulheres que convivem numa relação desigual com seus companheiros, sendo humilhadas, menosprezadas e violentadas, muitas delas não possuem condições de superar essas situações sozinhas.

Ainda na oportunidade o município informou que o município está retomando a execução do Programa Reconstruindo Vivências, programa este voltado ao atendimento de homens autores de violência através de grupos reflexivos.

O programa se constitui como mais uma ação de enfrentamento à violência contra as mulheres, na medida em que juntamente com ações educativas e preventivas a exemplo das campanhas, contribui para a responsabilização dos homens pela violência cometida e para a reconstrução de vivências e conceitos.

Compreendendo a importância deste programa a Secretaria de Assistência Social designou uma equipe composta por uma assistente social e uma psicóloga, as quais serão a equipe de referência.

“Quero agradecer ao nosso Secretário de Administração e Previdência, deputado estadual Marcel Micheletto, por pedir ao Secretário de Justiça e Trabalho Ney Leprovost que pudesse ter um olhar carinhoso com Assis Chateaubriand, pois hoje é o ônibus lilás, daqui a pouco será a carreta do conhecimento, enfim são várias ações que estamos trazendo graças a essas parcerias com o estado, intermediadas pelo Marcel Micheletto. Sobre a violência contra a mulher nós avançamos muito, mas precisamos continuar avançando e isso é possível se todos os poderes estiverem unidos, por isso queremos realizar uma ação municipal sobre o tema e estamos já nos alinhando para que tal fato possa acontecer. Ainda gostaria de dizer que temos que quebrar essa cultura de posse e nesse tempo de pandemia a violência contra mulher aumentou em quase 20%, por isso da importância de realizar ações para diminuir esse percentual”, pontuou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

“Mais uma ferramenta para a defesa da violência contra a mulher, e na câmara municipal as mulheres elaboramos um projeto que já está em tramitação nas comissões que é a lei do “X”, que será mais um instrumento e que vem de encontro para proteger as mulheres”, salientou a vereadora vice-presidente Lucia Maria Ferreira do Couto representante da câmara de vereadores

“Muito nos orgulha enquanto representantes do escritório regional, pois sabemos da importância que é falar da violência contra a mulher, retratar e trazer ações como essa, fortalecem os municípios do estado e ao mesmo é possível perceber a preocupação do estado com a realização de eventos como esse”, disse Vanessa Sanches, representante do Escritório Regional da SEJUF:

“É inadmissível que ocorra hábitos de violência contra a mulher, seja, físico, psicológico, moral e até mesmo sexual, o homem tem que ter consciência que não é não, se eventualmente terminou o relacionamento é ponto final, não há justificativa para um ato extremo de violência de qualquer modalidade. O Agosto Lilás representa isso, justamente para uma reflexão para que toda a sociedade possa lutar e combater esse mal. Para a OAB é uma honra estar participando do evento com uma legião de advogados que puderam contribuir em orientações e esclarecimentos”, pontuou o presidente da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil, João José Meneses Bulhões Ferro

“É um dia muito feliz enquanto pessoa e profissional, essa temática tratada nesta oportunidade é o que nos move profundamente, como mulher, como promotora de justiça e como pessoas que sabem da importância do tema. É extremamente importante trabalhar nas causas e reforçar cada vez mais as políticas públicas dessa temática, por isso hoje parabenizo a administração pela retomada do Programa Reconstruindo Vivências, programa este voltado ao atendimento de homens autores de violência através de grupos reflexivos, pois ele tem que existir enquanto política pública de forma contínua, pois os resultados surgirão com o passar dos anos. Quero agradecer pelo convite e dizer que o MP está à disposição”, enfatizou a promotora de justiça

Bruna Britto Martins.

“Parabéns prefeito Valtinho pelo empenho, junto com o Marcel Micheletto, para que ônibus lilás também passasse por Assis Chateaubriand e fico muito feliz que o Programa Reconstruindo Vivências, iniciado quando ainda estava como secretária de Assistência Social, mas que após a nossa saída ficou adormecido, mas que agora irá ser retomado, pois sabemos do grande número de reincidência de agressões e com esse programa é possível reduzir esse percentual, e no nosso município não será diferente, segundo o levantamento do ano passado até agora são 60 casos de mulheres que estão recebendo acompanhamento do CREAS, fora aquelas que vão direto na delegacia, ou que ainda não procuraram outro meio. Com o trabalho desenvolvido com o companheiro, com certeza teremos resultados positivos, e poderão entender como é bom viver com amor e respeito e com dignidade”, assegurou Franciane Micheletto, representando o Secretário de Administração e Previdência, deputado estadual Marcel Micheletto.

“É uma temática que deve ser tratada, pois em muitos lares brasileiros acontece esse tipo de violência e toda a sociedade precisa falar para que possamos combater a violência que acontece com as mulheres”, disse a Coordenadora do CREAS karoline de castro

Desta forma a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a famílias e indivíduos – PAEFI, realiza o atendimento às mulheres vítimas de violência.