Obras do projeto Fazendo Arte Tecendo a vida são entregues em Assis Chateaubriand

Colorido e beleza

Aconteceu no domingo (9), a entrega das obras do projeto Fazendo Arte Tecendo a Vida, é realizado pela Unicultura e Trento Edições Culturais, e viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) com incentivo das empresas Copel, Frimesa, Rodoparaná, e tem por objetivo promover a educação patrimonial voltada a adolescentes do Estado do Paraná.

“O colorido e beleza das obras com certeza deixou nossa cidade ainda mais linda. Quero parabenizar e agradecer a toda equipe do projeto pelo trabalho realizado em nossa cidade. E já solicitei que se possível que mais pontos possam ganhar um novo visual”, salientou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

“Sou produtor dentro do projeto que está na sua segunda edição. Estamos circulando pelo estado, por seis cidades do Paraná, Assis Chateaubriand, Laranjeiras do Sul, Lapa, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Prudentópolis. É um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e começamos aqui por Assis Chateaubriand, a primeira cidade, iniciando o projeto em 2022”, destacou Marcos Trindade.

Na Praça Paris o trabalho ficou por conta de Jéssica Cristiane de Moraes. “Traz as cores alegres, considerando o contexto de estar uma pista de skate, trazendo a energia da juventude que retrata uma criança e uma adolescente indígena, numa expressão de contemplação. O pássaro é um bem-te-vi, que é bem comum na nossa região. Segurando uma folhinha que traz a hortelã relembrando um pouquinho da história do município e também do outro lado foi retratado o sagui, que é um animalzinho que é bastante brincalhão. Toda linguagem que a gente traz aqui é comunicação com a comunidade, com os adolescentes, trazendo expansão, uma nova visão, empoderamento para os jovens que ajudaram a pintar também”, disse ela.

Obra da Avenida Tupãssi realizada por Janete Mel. “O projeto Fazendo Arte tem como objetivo fomentar a educação dentro do que diz respeito à arte e educação patrimonial. Foi repassado para as crianças uma visão diferente do que é a criação, do que é inspiração. E tem também aula de educação patrimonial, que é muito importante para que as crianças tenham uma visão muito estreita do que é patrimônio e nós também trouxemos uma moralista para a cidade que cria na sua versão um mural falando sobre a cultura da cidade. Eu deixei uma obra que fala sobre a Avenida Tupãssi, porque eu percebi que a cidade acontece a partir da Avenida Tupãssi, então é uma avenida que tem uma estética urbana muito linda e eu estou bem satisfeita com o resultado, agradeço a acolhida agradeço o prefeito Valtinho”, finalizou Mel.

Acompanharam as entregas no Colégio Chateaubriandense, na Praça Paris, no muro do skate e no centro próximo à praça dos Pioneiros a Secretária de Educação e Cultura Fátima Sobral, Rosangela Maria Cisz Cordeiro Coordenadora Pedagógica, Edenise José Milani Ferreira, diretora do Colégio Estadual Chateaubriandense e Arnaldo José Ferro, diretor auxiliar.