Mesmo na pandemia, Diocese de Toledo organiza atividades para 2021

Fonte: Jornalista Paulo Weber / Diocese de Toledo / Revista Cristo Rei

Tradicionalmente, em novembro, a Diocese de Toledo realiza a Assembleia Geral com todo clero e lideranças envolvidas nos conselhos de pastoral das paróquias e nas pastorais e movimentos. No entanto, ela não acontecerá devido ao quadro de manutenção das recomendações restritivas impostas pelas autoridades de saúde pública.

A Assembleia Diocesana é o momento em que acontecem as definições no tocante às prioridades da ação evangelizadora para um determinado período, geralmente de quatro anos, bem como serve para revisar as atividades, iniciativas e projetos.

Nesta entrevista, o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. Luiz Carlos Franzener, comenta o impacto da pandemia na execução do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (2020-2023). Ele salienta a suspensão de muitos projetos previstos, mas ressalta a criatividade das lideranças na execução de algumas ações, sobretudo na prática da caridade cristã.

Revista Cristo Rei – A impossibilidade de realizar a Assembleia Diocesana causa algum impacto no Plano Diocesano?

Pe. Luiz – Com certeza, vale o provérbio: “Fecharam-se algumas portas, mas foi preciso abrir outras”! A não realização da Assembleia Diocesana é consequência de um ritmo mais lento assumido este ano. Porém, com o objetivo de reforçar nossa unidade eclesial e motivação pastoral, encontros menores foram realizados de partilha e testemunhos de como a ação evangelizadora estava acontecendo. O que foi programado não foi realizado, mas com certeza foi realizado o que estava ao nosso alcance, contando com graça de Deus. Como nos ensina Jesus: “Enquanto o agricultor dorme, é o Senhor que faz a semente germinar e crescer, sem que ele saiba como” (Mc 4,27).

RCR – As medidas restritivas prejudicaram iniciativas e projetos da Ação Evangelizadora? Qual sua avaliação?

Pe. Luiz – Prejudicam o cumprimento do cronograma estabelecido, porém surgiram outras oportunidades que não estavam previstas. Acredito que as várias experiências vividas, algumas que causaram bastante sofrimento na vida de tantos irmãos e irmãs nossos, alargaram nossas perspectivas de evangelização. Esperamos que as lições tiradas nos ajudem neste processo de renovação eclesial para oferecermos melhores respostas diante de nossa cultura urbana.

RCR – Na assembleia de 2019, o Plano Diocesano foi construído com base nos quatro pilares da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e havia muitos projetos elaborados pelas lideranças nas respectivas paróquias, pastorais e movimentos. Quais perspectivas que podem ser vislumbradas pensando nos trabalhos para 2021?

Pe. Luiz – Bem lembrado! Nosso Plano Diocesano da Ação Evangelizadora continua bem “fresquinho”, “há pouco saiu forno” por isso ainda temos quase tudo por fazer. Estamos superando apenas a primeira etapa que é de estudo e divulgação do Plano. Várias pistas de ação previstas para cada pilar já estão bem definidas. Agora queremos estabelecer algumas atividades a serem enfatizadas em cada pilar para 2021, as quais estaremos comunicando em breve.

RCR – O Cronograma 2021, que organiza as atividades da Diocese, já está em elaboração? Como está sendo elaborar esse instrumento?

Pe. Luiz – As orientações para a elaboração do novo cronograma foram dadas na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral realizada no último dia 21 de setembro, no Seminário Maria Mãe da Igreja. Cada coordenação deverá levar em conta o que não foi possível realizar este ano. Mesmo diante de algumas incertezas, achamos por bem programar as atividades pastorais para 2021. Oportunamente serão avaliadas as possibilidades de sua execução.

Reunião do Conselho de Pastoral nos Decanatos

Com a proximidade da conclusão de mais um ano Pastoral, a Ação Evangelizadora da Diocese de Toledo programa uma série de reuniões do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) nos Decanatos neste mês de novembro. A proposta é que seja um momento de encontro, avaliação, partilha e orientação da Ação Evangelizadora, inclusive com algumas pistas para 2021. Participam da reunião os padres (párocos e vigários paroquiais), os religiosos com trabalhos de expressão paroquial ou decanal, os coordenadores diocesanos (residentes no decanato) e decanais das pastorais e dos movimentos eclesiais; membros leigos do Grupo de Reflexão da Ação Evangelizadora Paroquial (GRAEP) ou do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Confira o calendário de reuniões para este mês que começam sempre às 19h30.

Data           Decanato                    Local

Dia 16        Decanato de Assis         Paróquia São Francisco de Assis

Dia 19        Decanato de Palotina     Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Terra Roxa)

Dia 23        Decanato de Toledo       Seminário Maria Mãe da Igreja

Dia 26        Decanato de Rondon      Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Fonte: Jornalista Paulo Weber / Diocese de Toledo / Revista Cristo Rei