Maripá: Vacina bivalente começa a ser aplicada nesta quinta para pessoas com mais de 70 anos

Nesta primeira etapa, a vacinação será com doses de reforço bivalentes em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença.

O Ministério da Saúde lançou, na segunda-feira (27), o Movimento Nacional pela Vacinação com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”. A mobilização inclui a vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente, as chamadas segunda geração do imunizante, que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da ômicron.

Nesta primeira etapa, a vacinação será com doses de reforço bivalentes em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. A Secretaria Municipal de Saúde de Maripá vai iniciar a aplicação nesta quinta-feira (2) em idosos acima de 70 anos. Confira o cronograma para cada localidade:

  • Centro de saúde de Maripá: toda terça e quinta-feira
  • UBS de Pérola Independente: toda quinta-feira
  • UBS de Candeia: toda segunda-feira

É importante reforçar que, para quem faz parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal para receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida. Já quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.

A campanha se dará em fases preconizadas pelo Ministério da Saúde, conforme tabela abaixo:

FASE 01: A PARTIR DE 27/02 – 70 ANOS OU MAIS

FASE 02: A PARTIR DE 06/03 – 60 A 69 ANOS

FASE 03: A PARTIR DE 20/03 – GESTANTES

FASE 04: A PARTIR DE 17/04 – TRABALHADORES DE SAÚDE

FASE 05: A PARTIR DE 17/04 – PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS PERMANENTES

**Sujeito a alterações conforme demanda.

Ainda serão aplicadas as vacinas monovalentes?

Sim! As vacinas monovalentes continuam sendo indicadas e desempenham papel importantíssimo, tendo em vista que levará tempo até que todas as faixas etárias tenham acesso ao reforço com a vacina bivalente.

Não houve alteração no esquema de doses para os adultos, que segue sendo recomendada a aplicação de quatro doses. Respeitando as etapas da vacinação e o intervalo recomendado entre as doses, os mesmos também receberão o reforço com a vacina bivalente.